quinta-feira, 24 de junho de 2021

ANIVERSÁRIO DE SÃO JOÃO BATISTA

 


Sim! E neste dia comemoramos o aniversário deste maravilhoso e último Profeta, pois logo de seguida foi-nos dado Jesus, que João Batista tão bem nos apresentou!

Nascidos de duas mulheres completamente diferentes e de modo excecional! De Isabel, idosa e que não podia ter filhos, nasce João Batista; de Maria, jovem que não conhecia homem, surge Jesus!

De facto, há coisas que só mesmo a Fé faz com que aceitemos. E o interessante é que, quando explicadas segundo as Escrituras Sagradas, assentam umas nas outras como luvas certinhas nas mãos… luvas… certinhas… porque há luvas apertadas e largas de mais que apertam os dedos ou os deixam a baloiçar dentro delas!

Não sei que diga sobre São João, talvez… que dada a vida simples e dedicada que levou, não esteja muito de acordo com tantas brincadeiras levadas a cabo no dia do seu aniversário, enfim!

Mas isso agora não me está a preocupar. O mundo tem destas coisas, e é neste mundo onde vivemos, que temos de aprender a viver o melhor possível, no Amor para que fomos criados.

“”Orígenes (c. 185-253) presbítero, teólogo Carta aos Efésios, 13-15

Seremos reconhecidos pelos nossos frutos

O nascimento de João Batista está repleto de milagres. A vinda do nosso Senhor e Salvador, Jesus, foi anunciada por um arcanjo, e também foi um arcanjo a anunciar o nascimento de João, dizendo que ele seria cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe (cf Lc 1,13-16). O povo judaico não viu que Nosso Senhor realizava milagres e prodígios, e curava muitas doenças, mas João exultou de alegria ainda no seio materno: ao ver chegar a Mãe de Jesus, tenta saltar do seio de Isabel: «Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio» (Lc 1,44). Ainda no seio de sua mãe, João recebeu o Espírito Santo [...].

A Escritura diz depois: «E reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus» (Lc 1,16). João reconduziu muitos; o Senhor não reconduziu apenas muitos, mas todos. Com efeito, a sua obra consiste em reconduzir todos os homens a Deus Pai [...].

A meu ver, o mistério de João continua a realizar-se no mundo. Quem está destinado a crer em Cristo Jesus necessita que o espírito e a força de João entrem na sua alma para «proporcionar ao Senhor um povo com boas disposições» (Lc 1,17) e para que, nas asperezas do seu coração, toda a ravina seja preenchida, todo o monte e colina sejam abatidos. Não foi apenas naquele tempo que os caminhos foram aplainados e as veredas endireitadas (Lc 3,5); ainda hoje o espírito e a força de João precedem o advento do Senhor, nosso Salvador. Oh sublimidade do mistério do Senhor e do seu desígnio sobre o mundo!””

Tal como São João Batista, seremos reconhecidos pelos nossos frutos, isto é, pelo que fazemos, pela forma como vivemos, como nos relacionamos com os irmãos, e como nos relacionamos connosco mesmos, pois temos de renunciar a muitas das nossas ideias para aceitarmos e vivermos segundo os desejos do Senhor!

Não é fácil, mas é muito gratificante, enche-nos de alegria, boa disposição, harmonia e paz interior.

Que São João Batista nos ajude, pois bem necessitamos!

Hermínia Nadais

Sem comentários: