terça-feira, 8 de junho de 2021

BRILHE A VOSSA LUZ…

 

 

Este é o princípio de uma maravilhosa frase de Jesus: “Brilhe a vossa Luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está nos Céus!”

Quando Jesus falou assim aos Apóstolos, estava a falar também para nós, mas este “brilhe a vossa luz” não é a nossa luz, é a Luz que nos vem do Sacramento do Batismo que recebemos e com o qual nos tornamos Cristãos.

O Batismo torna-nos cristãos, mas não podemos ser cristãos apenas de Batismo, mas do estudo e meditação da palavra de Deus, da aprendizagem consciente e responsável da oração e vida de acordo com o Verdadeiro Amor que Jesus nos veio exemplificar e ensinar!

A primeira catequese deverá ser recebida na Família, denominada Igreja Doméstica por isso mesmo, porque é na Família que começamos a aprender a ser verdadeiros cristãos.

Claro que a Catequese Paroquial nos ajuda a comunicar com os nossos colegas e amigos. Os catequistas são pessoas formadas que por natureza podem ensinar as crianças, jovens e adultos muito mais do que as famílias, têm obrigação disso, mas tudo é preciso!

Tem que haver uma boa preparação para os Sacramentos da Penitência ou Confissão e da Primeira Comunhão ou recebimento da Eucaristia, de Jesus escondido na Hóstia e no Vinho Consagrados, Transubstanciados, feitos Corpo e Sangue de Jesus!

Mas não podemos ficar por aqui. Este será o princípio da caminhada. Precisamos de fazer a Profissão Solene de Fé, ou seja, de dizer a Jesus e às pessoas que acreditamos plenamente na Doutrina que Jesus nos deixou e que é com Ela que queremos viver.

Mas ainda não é tudo! Temos que continuar o esforço do estudo e oração e da vivência do Verdadeiro Amor para podermos ser confirmados como verdadeiros apóstolos do Evangelho recebendo o Espírito Santo no Sacramento da Confirmação ou Crisma.

E mesmo assim, com tudo isto que a Santa Igreja tem para nos firmar na Fé e atitudes cristãs, temos de continuar a estudar e meditar a Palavra de Deus, a praticar os Sacramentos, a intensificar a Oração e a entrega a quem connosco se vai cruzando no decorrer dos dias, pois os encontros com Jesus nunca poderão acabar, mas intensificar-se cada vez mais.

Claro que isto não é fácil neste mundo materialista em que vivemos, mas se queremos ser felizes, ser sal para dar sabor de Cristo à vida dos homens e mulheres, e luz de Cristo para lhes iluminar os caminhos, é assim que, com a ajuda de Jesus Cristo, temos de organizar a nossa caminhada de vida!

É para este procedimento que nos encaminha a maravilhosa frase de Jesus: “Brilhe a vossa Luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está nos Céus!”

Que assim seja!

Hermínia Nadais

Sem comentários: