terça-feira, 22 de junho de 2021

SIMPLESMENTE, MARAVILHOSO!...

 

Fala-se muito no Batismo Cristão, que nos purifica de todas as faltas e nos insere na Santa Madre Igreja de Deus Pai, Filho e Espírito Santo!

Sabemos que Jesus é o Verbo ou Palavra de Deus Incarnada, Homem entre os homens, para encaminhar os homens até ao Pai, Deus Pai, através do Espírito Santo Sede de Sabedoria Amor incondicional e união indissolúvel entre o Pai e o Filho, que nos fortalece e encaminha para uma vida de Verdadeiro Amor que só em Deus se pode encontrar. Onde há Amor, habita Deus! Não um amor interesseiro que ama a quem ama e se entrega a quem se lhe entrega, mas um Amor que, por Amor a Deus Trindade Santíssima se entrega a toda e qualquer pessoa, desinteressadamente, sem nada esperar em troca, a não ser um maior Amor a Deus e aos irmãos, como Jesus exemplificou e ensinou.

Agora, consciente destas realidades, encontrar isto escrito, é algo de extraordinário que se não pode calar!

“”Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208) bispo, teólogo, mártir

Demonstração da pregação apostólica, 6-8

«Batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo»

Eis a regra da nossa fé, eis o fundamento do nosso edifício, eis aquilo que dá firmeza ao nosso comportamento. Em primeiro lugar: Deus Pai, incriado, ilimitado, invisível, Deus uno, criador do universo; este é o primeiro artigo da nossa fé. Segundo artigo: o Verbo de Deus, Filho de Deus, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que foi revelado aos profetas segundo o género das suas profecias e segundo os desígnios do Pai, por meio de quem todas as coisas foram feitas; na plenitude dos tempos, para recapitular todas as coisas, dignou-Se encarnar, aparecendo entre os homens, visível, palpável, para destruir a morte, fazer surgir a vida e operar a reconciliação entre Deus e o homem. Terceiro artigo: o Espírito Santo, por quem os profetas profetizaram, os nossos pais conheceram as coisas de Deus e os justos foram conduzidos para a via da justiça; no final dos tempos, foi enviado aos homens de uma maneira nova, a fim de os renovar em toda a face da Terra, para Deus.

É por isto que o batismo do nosso novo nascimento é colocado sob o signo destes três artigos. Deus Pai concede-no-lo, com vista ao nosso novo nascimento em seu Filho, pelo Espírito Santo. Porque aqueles que trazem em si o Espírito Santo são conduzidos ao Verbo, que é o Filho, o Filho condu-los ao Pai, e o Pai concede-lhes a imortalidade. Sem o Espírito, é impossível ver o Verbo de Deus, e sem o Filho ninguém pode aproximar-se do Pai. Porque o conhecimento do Pai é o Filho; o conhecimento do Filho faz-se pelo Espírito Santo; e o Filho concede o Espírito segundo a complacência do Pai.””

Acreditar… tentar compreender e viver tudo quanto Jesus nos ensinou, é a vida que nos é pedida e ofertada no Santo Batismo que nos faz homens novos, pessoas impregnadas da Graça de Deus, da Vida em Deus. Esta explicação leva-nos bem mais longe do que possamos imaginar, pois explica-nos o enormíssimo valor do Santo Batismo na vida humana de uma forma mais que extraordinária!

Senhor, ajuda-nos a ser o que Tu desejas, pois é o melhor que se possa imaginar! Que sempre nos ajudes!

Hermínia Nadais

Sem comentários: