quarta-feira, 23 de junho de 2021

O SANTO BATISMO NA VIDA HUMANA!

 

Os pais gostam de batizar os filhos em crianças, ou melhor dizendo, em bebés, para os inserir na Igreja de Deus quanto mais cedo melhor!

Está certo… mas… não podemos esquecer a enorme aprendizagem e vivência que o ser batizado exige para se poder comportar como tal, e a responsabilidade dos pais nesse seu modo de proceder. A responsabilidade é tanta e tão grande que no Batismo existem os padrinhos para auxiliar os pais ou para os substituir no caso de morte junto do ser batizado, na missão de o ensinar a viver segundo Jesus Cristo!

O ser batizado torna-nos cristãos, seguidores de Cristo, Amor, Dedicação, Compreensão, Entrega, Doação, Humildade, Paciência, Resignação… que é o que todos nós devemos imitar, o melhor que podermos. E um bebé nunca poderá ser responsável pelo Batismo que recebeu, mas os pais e os padrinhos, que têm o dever de o encaminhar através do exemplo e das palavras.

“”São João Paulo II (1920-2005) - Papa - Discurso aos jovens 19/08/1989

«O Espírito da verdade [...] dará testemunho [...]. E vós também dareis testemunho»

Queridos jovens, Cristo não vos chama apenas a caminhar com Ele nesta peregrinação da vida. Ele envia-vos em seu lugar, para serdes mensageiros da verdade e suas testemunhas no mundo, concretamente junto de outros jovens como vós, porque há muitos, em todo o mundo, que andam à procura do Caminho, da Verdade e da Vida (cf Jo 14,6), mas não sabem para onde voltar-se. «Chegou a hora de empreender uma nova evangelização» (Christifideles laici, 34), e vós não podeis deixar de corresponder a este apelo urgente. Neste local dedicado a São Tiago, o primeiro apóstolo a dar testemunho da sua fé através do martírio, comprometamo-nos a acolher o mandamento de Cristo: «Sereis minhas testemunhas [...] até aos confins da Terra» (At 1,8).

O que significa sermos testemunhas de Cristo? Significa, muito simplesmente, vivermos de acordo com o evangelho: «Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua inteligência [...] Amarás o teu próximo como a ti mesmo» (Mt 22,37-39). O cristão é chamado a servir os seus irmãos e a sociedade, a promover e a apoiar a dignidade de cada ser humano, a respeitar, defender e favorecer os direitos da pessoa, a ser artesão de uma paz duradoura e autêntica, assente na fraternidade, na liberdade, na justiça e na verdade. A despeito das maravilhosas possibilidades que a tecnologia moderna proporciona à humanidade, existe ainda muita pobreza e miséria no mundo. Há numerosas regiões do mundo em que as pessoas vivem sob a ameaça da violência, do terrorismo e mesmo da guerra [...].

É urgente contar com os enviados de Cristo, com os mensageiros cristãos. E vós, jovens, todos vós, rapazes e raparigas, sereis, no futuro, esses enviados e mensageiros.””

Enviados e mensageiros de Jesus Cristo, somos todos nós, cristãos, tenhamos a idade que tivermos! Claro que quanto mais jovens mais valor terá a sua mensagem, o seu empenho, o seu testemunho, pois quanto mais jovens mais pessoas jovens podem auxiliar com o seu exemplo. Os jovens não gostam de imitar os idosos, mas os jovens.

É muito certo que para Deus não há idade, somos todos jovens e muito queridos, mas aqui na terra onde vivemos a idade conta muito!

Jovens, sede imitadores de Jesus Cristo, mensageiros da Sua Palavra e o mundo ser+a bem melhor, mais amável, compreensivo e fraterno.

Que o Senhor nos ajude a todos!

Hermínia Nadais

Sem comentários: