segunda-feira, 28 de junho de 2021

JUSEU «CUROU TODOS OS DOENTES»

 

Quando falamos que Jesus curou todos  os doentes, não estamos a referir-nos a doenças corporais!

Enquanto andou neste mundo, de facto, curou inúmeras doenças, tantas que os evangelistas não conseguiram descrevê-las todas, o que é muito natural.

Ainda hoje há muitas curas de doenças corporais que não são, não podem ser confirmadas, pois essa confirmação é deveras exigente. Mas há acontecimentos em que se vê claramente que é a mão de Deus que resolve as situações que os médicos não conseguem resolver.

Contudo, há uma doença horrível a que chamamos pecado, que gera morte espiritual, e essa, Jesus cura-a sempre, logo que a pessoa se disponha a querer ser curada, no Sacramento da Penitência ou Confissão!

 “”São João Crisóstomo (c. 345-407) presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja - Homilias sobre São Mateus, 27,1

«Curou todos os doentes»

«Ao cair da tarde, trouxeram-Lhe muitos possessos. Jesus expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes». Vês como a fé da multidão crescia pouco a pouco? Apesar de a hora ser avançada, não quiseram deixar o Senhor; sendo já tarde, podiam trazer-Lhe os doentes. Imagina o número de curas que os evangelistas não relataram; não no-las contam todas, uma a uma, mas mostram-nos um oceano infinito de milagres com uma só frase . E, para que a grandeza do prodígio não nos provoque incredulidade, para que não fiquemos perturbados com o pensamento de uma tal multidão ferida de males tão diversos e curada num instante, o evangelho traz o testemunho do profeta, tão extraordinário e tão surpreendente como os próprios factos: «Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, dizendo: "Tomou sobre Si as nossas enfermidades e suportou as nossas doenças"». Não diz que as destruiu, mas que as tomou sobre Si, que as carregou, frisando assim, no meu entender, que o profeta está a referir-se mais ao pecado que aos males do corpo, o que está em conformidade com a palavra de João Batista: «Eis o Cordeiro de Deus, eis Aquele que tira o pecado do mundo» (Jo 1,29).”"

As doenças que Jesus tomou sobre si foram as nossas más atitudes, maus pensamentos, más palavras, raivas e rancores, tudo o que mancha o nosso ser espiritual que, embora não se veja, mostra o que somos pelo que nos leva a fazer.

Jesus, é, realmente, o Cordeiro Imaculado que tira o pecado do mundo, do coração das pessoas. Quanto mais nos ligarmos a Jesus e mais procurarmos viver na Tua constante e permanente imitação mais amor sentimos no nosso coração e mais nos entregamos a quem de nós necessita, imitando o Seu jeito de ser e estar!

Sagrado Coração do Bom Jesus, o Teu mês está a acabar, mas estarás cada vez mais presente no coração e vida de todos nós que tanto necessitamos de Ti!

Ajuda-nos Senhor, curando todas as nossas doenças da alma e se possível também do corpo. Tantas pessoas partem para a eternidade tão cedo, Senhor! Tu lá sabes porquê, mas a nós custa-nos muito ficar aqui na terra sem elas!

Louvado sejas, Senhor, para todo o sempre!

Hermínia Nadais

Sem comentários: