terça-feira, 15 de junho de 2021

SÓ DEUS NOS PODE TRANSFORMAR…

 


Nascida dos meus muito queridos pais que Deus já guarda com Ele desde 2005 /2007, muitas vezes me esqueço de que sou uma obra das mãos de Deus que só Ele pode transformar.

Cada um ou uma de nós assim é, um ser único e irrepetível que só Deus conhece perfeitamente por isso só Ele mesmo pode trabalhar no mais íntimo de cada coração. Será que o temos aberto para que Ele possa atuar? É que Deus é tão amigo, tão misericordioso e tão bom que não quer interferir na nossa liberdade, ou melhor, tenta conquistar-nos a Seu jeito mas nós temos de Lhe abrir de par em par o nosso coração!

Não é fácil, mas é possível, com a Sua ajuda, com a vida e obra de Jesus e as graças infinitas e infindas que nos envia pelo Seu Espírito Santo!

 “”Tertuliano (c. 155-c. 220) teólogo A ressurreição dos mortos, 5-6

«De quem é esta imagem?»

Na constituição do mundo, «tudo foi feito pelo Verbo e sem Ele nada foi feito» (Jo 1,3). É também a Palavra de Deus que opera na criação do homem, dado que sem ela nada foi feito. Com efeito, Deus começou por dizer: «Façamos o homem»; mas, para exprimir a superioridade desta criatura sobre todas as outras, deu-lhe forma com a sua própria mão; por isso, está dito que «Deus modelou o homem» (Gn 2,7). [...]

Diz a Escritura que Deus modelou o homem com o barro da terra. Ainda era apenas barro, e já a palavra «homem» é pronunciada. Que honra prodigiosa para o lodo, esse nada, a de ser tocado pelas mãos de Deus! Não teria bastado esse simples contacto para Deus formar o homem? Contudo, ao vermos Deus trabalhar esta lama, compreendemos que se trata de uma obra extraordinária: as mãos de Deus trabalharam, amassaram, estenderam e deram forma a esta lama, que se foi enobrecendo a cada impressão das mãos divinas. Podemos imaginar Deus ocupado, aplicado inteiramente nesta criação, com as mãos, o espírito, a atividade, o conselho, a sabedoria, a providência e sobretudo o amor a orientarem-Lhe o trabalho! É que, neste lodo que amassava, Deus entrevia já Cristo, que um dia seria homem como este lodo: Verbo feito carne, como esta terra que Ele tinha entre as mãos.

É este o sentido desta primeira palavra do Pai a seu Filho: «Façamos o homem à nossa imagem e semelhança» (Gn 1,26). Deus modelou o homem à imagem de Deus, quer dizer, segundo Cristo. [...] Este lodo que assumia a imagem de Cristo, tal como Se manifestaria na sua incarnação futura, não era somente obra de Deus, era também uma garantia de Deus.””

Desde sempre meus pais me ensinaram a viver segundo Jesus Cristo e a Sua Santa Igreja de que fazemos parte. Mas, ao longo da vida, houve muitas ocasiões onde errei e sofri horrivelmente até me encontrar verdadeiramente com Jesus Amor, Perdão, Misericórdia, em que, então, com a graça de Jesus, comecei a endireitar, lentamente, a caminhada da minha vida.

Com muitos baixos e altos, muitas quedas e ressurgimentos, muito estudo e oração, muitos desalentos, muito olhar ao largo para ver onde poderei ser mais útil aos irmãos com quem vou convivendo no decorrer dos dias, e muitas vezes um tanto desanimada por não conseguir os meus desejos.

A dada altura, deixei de desejar algumas coisas, pois, se Deus sabe melhor o que é bom para nós do que nós mesmos, nada como colocar nas Suas mãos os nossos desejos.

Não sei mais que diga! Que Deus seja louvado e o Sagrado Coração de Jesus nos vá guardando dos erros no Seu Sacratíssimo Coração e o Seu Santo Espírito seja Luz para todos os nossos caminhos!

Hermínia Nadais

Sem comentários: