terça-feira, 7 de março de 2023

DESERTO QUARESMAL

 


DESERTO QUARESMAL

Mas… o que é um deserto?...  

Um local onde nada existe? Onde, conforme os casos, as árvores e os passarinhos não se encontram com os homens? Onde as areias ressequidas não deixam crescer qualquer vegetação nem dão alimento aos passarinhos?

Estes… são desertos físicos, visíveis aos nossos olhos e sensíveis aos nossos sentidos!  

Mas… que tipo de deserto seremos nós? Todos temos “desertos” em nossas vidas,  nos dias escuros, tristes, doloridos, saudosos, em que estamos sós, abandonados de tudo e de todos, inclusive de nós mesmos que perece nem sequer nos conhecermos como somos!´

Deserto Quaresmal… não é um deserto assim!

É um “Deserto” onde Deus está presente para nos ajudar a olhar-nos, compreender-nos, aceitar-nos como somos, e a partir do autoconhecimento lutar  para melhorar o que não está tão bem em nós como o Senhor quer e a Humanidade necessita.

Não precisamos de fazer grandes coisas. Assim como o tempo, misterioso, é contado a partir de décimos de segundo, a grandeza da nossa existência partirá sempre das mais pequeninas atitudes que tomamos frente às nossas necessidades e às necessidades dos irmãos e irmãs que connosco vão convivendo na caminhada da vida.

O “Deserto” é um lugar muito animador onde nos encontramos… desejamos… somos… um com o Senhor.

É no “Deserto”, a sós connosco, que nos encontramos com Deus e os irmãos, sem os vermos, sem os olharmos, mas a ouvir os seus sussurros no mais íntimo do coração e a desjar o melhor do mundo e da vida para toda a gente, indefinidamente.

Será… que está a ser este o meu “Deserto Quaresmal”?

Oxalá que sim! O meu Deserto e o Deserto de toda a gente!                                                                                                                                                                                

Hermínia Nadais

Sem comentários: