segunda-feira, 13 de março de 2023

TANTAS LEPRAS!

 


TANTAS LEPRAS!

Hoje quedei-me nas lepras devido à cura do general da Síria, Naamã, que o Profeta Eliseu mandou mergulhar sete vezes no Rio Jordão!

Falar em lepra no tempo atual já não assusta muito, mas antes de Jesus… no tempo de Jesus… e muito mais tarde… até há bem pouco tempo, era assustador! Era a morte do corpo, chagado, moído, torturado, abandonado, sem nada que o pudesse recuperar!...

Mas… como para Deus nada é impossível, os profetas curavam, Jesus curava, santos curavam, assim como hoje há curas misteriosas para doenças incuráveis.

Com estas curas da lepra, Jesus prefigurou a cura da lepra do pecado que a Água do Batismo cura por completo, e de outras lepras também da alma, os pecados que fazemos, as nossas faltas de carinho e amor, de dedicação, do cumprimento das obras de Misericórdia, dos Mandamentos da Lei de Deus e da “Santa Igreja, Corpo Místico de Jesus de que somos parte integrante”,  muitíssimas e enormes lepras que se resumem a uma só e pequenina frase: “Falta do verdadeiro AMOR!

O mundo, a Humanidade, está recheada de ‘lepras’: egoísmo, egocentrismo, luxúria, orgulho, sede de ser, de ter e de poder… o ‘vale tudo’ para conseguir dinheiro e fama… o fechar os olhos, as mãos e o coração a quem necessita… tantas coisas que é impossível enumerar!

Estamos na Quaresma, tempo de Conversão, de mudança de atitudes de vida! Mas para isso temos de nos olhar muito bem interiormente, de tentarmos a todo o custo olhar seriamente todos os nossos erros, todos os nossos defeitos a corrigir e qualidades a desenvolver.

Nós temos por hábito chamar pecado às más atitudes, e claro que é pecado, é algo mal feito, mas se tivermos qualidades e não as desenvolvermos para nosso bem e de quem connosco convive é pecado do mesmo jeito, é um pecado de omissão.

Deus procura-nos sempre, em todos os momentos, estejamos atentos ao que nos quererá dizer, pois se o fizermos, muitas coisas melhorarão na nossa vida.

Jesus, Deus como o Pai, Palavra do Pai, é a Água Viva que, depois do Batismo, nos limpa de todo o mal no Sacramento da Penitência ou Confissão e nos fortifica cada vez mais com a Sagrada Eucaristia, Seu Corpo e Sangue, que nos dá em alimento. Procuremo-l’O sempre que pudermos.

Senhor Jesus, Água Viva que cura todas as nossas lepras, tem piedade de nós!

Hermínia Nadais

Sem comentários: