domingo, 19 de março de 2023

SUBIDA, LIBERDADE, ALEGRIA!

 


SUBIDA, LIBERDADE, ALEGRIA!

A Quaresma é para encontrar a nossa ação libertadora. A liberdade é alegria, e este, o 4º Domingo da Quaresma, é o Domingo da Alegria.

Da alegria de, com a Graça de Deus em nós, podermos ver-nos melhor a nós mesmos e ver melhor tudo o que nos rodeia.

O Evangelho de hoje mostra-nos a cura de um ‘cego’ de nascença! Um cego sem nome. Todos nós somos ‘cegos’ de nascença , pois nascemos com as qualidades que nos foram atribuídas, mas, embora com visão clara, corporalmente falando, espiritualmente, somos cegos. Nascemos cegos, e para vermos como devemos temos o Batismo com a ‘Água’ que lava, a ‘Luz’ que ilumina, a ‘Unção’ que nos faz membros do Corpo Místico de Cristo, participantes ativos na Sua Igreja, Apóstolos da Sua Doutrina.

Mas para isso, temos de querer fazer alguma coisa, pôr-nos a caminho.

De olhos com saliva e terra, o cego, sem nome porque nos representa a todos, foi lavar-se na Piscina de Silhoé/Enviado.

A nós, a todos os batizados, a ‘piscina’ que agora nos lava das nossas cegueiras espirituais é a Palavra de Deus que nos chegou corretamente por Jesus Cristo, Deus e homem, Palavra de Deus Encarnada, feita carne humana.

Falar de cegueiras que não provêm dos olhos carnais é falar de orgulho, arrogância, insensatez, grandeza desmesurada, riqueza desmedida ao lado da pobreza extrema, pais que não acolhem nem conseguem educar devidamente os filhos na observância do verdadeiro Amor, filhos que não olham pelos pais quando necessitam de cuidados, governantes desgovernados que não conseguem  leis capazes de unir e congregar os povos e de acabar com tantas diferenças sociais, salários enormes ao lado de outros que mal dão para a alimentação, produção de armas para destruir em vez de ordenar que as mãos sejam dadas para entreajuda e união fraterna!...

Tantas cegueiras, Senhor!  E o mais triste é que esses cegos são os que se julgam mais importantes… e realmente são vistos por muita gente como importantes, de contrário, não chegariam aos cargos que ocupam nos países e no mundo em geral.

Óh! Gente! Irmãos e irmãs queridas que conseguis ver alguma coisa com os ‘olhos’ que se não veem!

Peçamos ao Senhor que ilumine todos os corações do mundo, para que os homens e mulheres se possam autoexaminar cabalmente e sejam capazes de por fim a tantas injustiças!

Ó Senhor Jesus, Filho de Deus e Deus como o Pai de toda a humanidade, traz para Ti  todos os Teus filhos pródigos que tanto amas mas não conseguem reconhecer-Te como um irmão, e desse modo, filhos muito amados do Pai que quer ver realizados e felizes todos os Seus filhos, indefinidamente.

Dá o dom da Fé em Ti para toda a gente. A Fé é um dom de Deus que temos de agradecer e pedir ansiosamente, para nós e para todos os nossos irmãos, seres humanos como nós, sem qualquer distinção.

Que este Domingo da Alegria nos dê a satisfação de acabar com muitas cegueiras que nos impedem de viver como irmãos caminhando sinodalmente em busca do Verdadeiro Amor, Caminho, Verdade, Luz e Vida - Jesus Cristo!

Hermínia Nadais

Sem comentários: