sexta-feira, 14 de abril de 2023

VOZES... E VOZES!...

 


VOZES... E VOZES!...

Tantas vozes que nos acompanham na vida!

A Voz da Mãe!... A Voz dos Anjos!...

Os Anjos, quando apareceram a alguém foi para lhes dar alguma boa notícia.

Apareceu um Anjo a Maria para lhe dizer que ia ser Mãe do Filho de Deus, Jesus!

Apareceu aos Pastorinhos em Fátima como prenúncio das Aparições de Nossa Senhora!

Mas… há tantos “Anjos” neste mundo!

Os Sacerdotes nas suas homilias que nos chegam ao mais profundo do coração, na Confissão e Direção Espiritual que tanto nos encaminha para o Senhor e para os irmãos, nas Eucaristias que nos repartem o Pão da Vida, noutras Celebrações que nos ajudam a encontrar o melhor caminho a seguir; são os pais, os avós, os irmãos e irmãs, os maridos ou esposas, os filhos e filhas, netos e netas, genros, noras,  que tantas vezes são Anjos para nós, que nos trazem boas notícias, que nos ensinam coisas que ainda não descobrimos; são os amigos e amigas, que nos acariciam com beijos e abraços, palavras de consolação; são os médicos e enfermeiros que cuidam da nossa saúde; são os comerciantes que nos apresentam o que necessitamos para viver!...

Tantos Anjos, se os olharmos sempre pelo lado bom, pois são pessoas humanas como nós com as suas fraquezas e fragilidades, que também temos de ajudar a superar.

Criticar… é fácil! Ajudar… é difícil!

Mas… criticar alguém como… se nem a nós mesmos conhecemos como devemos?

Passamos a vida a olhar-nos interiormente e a ver o que devemos melhorar e não encontramos, mas nos momentos oportunos verificamos as nossas fraquezas tão difíceis de superar e muitas vezes insuperáveis, eu que o diga!...

Ver com os olhos, acaba por ser fácil, mas os olhos, sozinhos, veem muito pouco. Necessitam do nosso coração, da nossa interioridade para compreenderem o que veem nos outros.

Há olhares, gestos e sorrisos que falam mais do que palavras, porque saem do coração.

São a voz do coração!

Eu nunca tinha pensado, mas bem observadas as coisas, o coração também tem voz.

Saibamos ouvi-lo, pois no coração, conscientes ou inconscientes, temos o Senhor, Caminho, Verdade e Vida, para nos orientar. Ele, que nunca nos deixa sós.

Que nesta Páscoa, depois de subirmos ao Tabor e vermos a imensa Glória do Senhor, aceitemos a nossa cruz de todos os dias com o maior amor e dedicação que nos for possível tentando ser ‘anjos’ para quem connosco convive no decorrer dos segundos.

Que assim seja, hoje e sempre, num caminho sinodal permanente que nos faça imensamente felizes, amém!

Hermínia Nadais

Sem comentários: