sábado, 2 de dezembro de 2023

SÁBADO, LONGO… E CURTO!

 


SÁBADO, LONGO… E CURTO!

Foi curto, porque não me deu para fazer o que pretendia; foi longo porque, dado compromissos assumidos com a Conferência Vicentina, passei duas horas de pé num centro comercial a olhar quem chegava e saía. Como não estou habituada a estar tanto tempo seguido de pé… começou a ser difícil, mas consegui atingir o fim desejado!

Claro que encontrei pessoas amigas e conhecidas, pessoas muito simpáticas e outras nem tanto assim, mas tudo muito bem, pois cada qual é como é e é assim que as devemos respeitar e amar!

A meio de tempo… pensei naquela gente linda, amorosa, interessada por ajudar os mais necessitados… e pessoas preocupadas mesmo com alguém conhecido a precisar de ajuda que nunca lhe chegava; alguém disse que alguns beneficiados estragavam as ofertas recebidas, enquanto outros pobres envergonhados sofrem no mais profundo silêncio sem solicitar seja o que for.

Aprendi muito naquelas duas horas!

A Humanidade é bela, interessada, atenta… temos que tentar a sério compreendê-la e olhá-la pelo seu lado bom, porque lado mau todos temos.

E o interessante é o que a experiência me diz! Se olharmos o lado bom das coisas e pessoas, mesmo sem quaisquer palavras, o mal vai desaparecendo, porque ninguém o valoriza, e quando alguém se sente desvalorizado muda de atitude!

Mudar de atitude para melhor compreensão, atenção, paciência, humildade, doação, presença… é o que pretendemos neste Advento que começa e no Natal que se aproxima, caminhando para Belém, para Jesus, com pressa, unidade, alegria!

Que assim seja!

Hermínia Nadais

Sem comentários: