segunda-feira, 17 de setembro de 2018

VIVER... O OUTRO!

Viver... o outro!
Nunca me passaria pela cabeça utilizar esta expressão, muito menos como título de um texto!
Mas... temos de convir que a vida é uma aprendizagem permanente... se estivermos atentos, claro está! E são os mais pequeninos gestos e palavras que mais nos ensinam! E o mais curioso é que por vezes temos, ou vemos, atitudes tocantes por demais, tão belas e dignificantes que não sabemos como as denominar! E numa qualquer ocasião, chega-nos a palavra ou frase certa! Senão, vejamos:
«»
"COLOCAR-SE À DISPOSIÇÃO DOS OUTROS"
Colocar-se à disposição dos outros no trabalho, vai além da capacitação profissional, é uma eficiência a mais que depende de nossa decisão e vontade.
Colocar-se à disposição dos outros na família, vai muito mais além dos afetos, é sentir na própria pele a vida do outro e estar continuamente em uma atitude de serviço.
Colocar-se à disposição dos amigos, vai além da satisfação de estar juntos, é assumir as alegrias e as dores do outro como próprias.
Estar à disposição dos outros nos faz desenvolver uma sensibilidade refinada aos necessitados e aos que sofrem, mas também aos que se alegram e festejam suas vitórias. Em outras palavras, é "viver o outro".
Colocar-se a disposição de todos é a atitude de amor e serviço que Deus espera de nós.
Abraços
Apolonio
«»
Vejam-me isto... este textozinho maravilhoso... do qual não se perde uma única palavra!
Agora, pensemos em nós e nos ambientes em que nos cruzamos todos os dias com as mais díspares pessoas e situações!
Quantas vezes nos colocamos à disposição das pessoas que nos rodeiam, prontos a prestar-lhes os mais variados serviços ou apoios de qualquer ordem! É um(a) idoso(a) que necessita de companhia; um(a) doente que precisa de cuidados e conforto; um amigo(a) ansioso por ser escutado atentamente; um desempregado, faminto, desprezado, de olhar triste suplicando apoio; uma pessoa aflita que não consegue realizar o trabalho que precisa; tantas situações que conseguimos discernir... e quantas mais de que não conseguimos aperceber-nos, e, por consequência, não podemos marcar presença, ajudar!
E... quantos sorrisos beijos e abraços trocados e partilhados em momentos de alegria... e quantas dores  partilhadas e vividas comunitariamente em situações de doenças graves, pobrezas extremas, desentendimentos agravados, aflições desmedidas!...
Todas estas vivências são naturais em pessoas com coração bem humano, que existem em grande quantidade, graças sejam dadas a elas mesmas e ao bom Deus que as ajuda a ser assim!
Tanta gente... ao dispor de tanta gente... numa verdadeira irmandade! Assim como Jesus Cristo nos ensinou e vivenciou.
Para mim, todas estas e outras atitudes do género, são graças de Deus, são Amor que Deus vai espalhando em nós por nós e entre nós... o que o Apolonio chama “viver o outro!”
Que Deus seja louvado!
Bela expressão que se me gravou no mais fundo do coração!
Obrigada Apolonio!
Boa noite... para uma excelente terça-feira!
HN

Sem comentários: