domingo, 31 de março de 2019

CONDUZIR-NOS A NÓS MESMOS COMO CRIANÇAS!


Todos nós, adultos conscientes e responsáveis, sabemos a dificuldade que existe em conduzir as crianças a um bom crescimento total. Além de uma grande preparação psicopedagógica é preciso um esforço muito aturado para levar a cabo essa enorme missão. Que o digam os pais e mães, os avós, hoje muito presentes na ajuda aos filhos na educação dos netos, os responsáveis e trabalhadores nas creches e infantários, os professores em geral, padres, catequistas, dirigentes dos Escuteiros e de outros grupos destinados ao desenvolvimento infantojuvenil. A esperança de um mundo melhor, mais humano e fraterno, começa aqui!
Mas... quantos conhecimentos, quanta dedicação quanta ternura e carinho, quanta certeza e segurança, quanto amor necessitam as crianças e jovens para poderem alcançar o seu pleno desenvolvimento.
E todos estes requisitos educacionais não são de agora, são de sempre. Muitas vezes ouvimos críticas aos jovens... quando os criticados deveriam ser os seus educadores... o os educadores dos seus educadores! Digo isto porque tenho a certeza de que ninguém poderá dar o que não tem, e a total valorização da criança em si mesma, a aprender durante várias gerações antes do seu nascimento, é tarefa que ainda está muito longe do fim!
O velho ditado: ‘Filho és, pai serás, como fizeres assim acharás’ não tem só a ver com castigos de comportamentos errados dos filhos, mas antes e acima de tudo do mau exemplo dos pais, da má forma que os pais têm de conduzir os filhos na sua infância e adolescência, muitas vezes inconscientemente.
Mas... não culpemos as crianças! Não as critiquemos pelos seus erros! Antes... analisemos os seus comportamentos, os seus desejos de aprender, de crescer, os esforços por conseguirem alcançar êxitos nas suas conquistas, nos seus empreendimentos, na vontade e por vezes teimosia que demonstram em querer a todo o custo aprender tantas coisas que necessitam!  
Esta... deve ser a nossa postura diante das crianças, pois é-nos
sugerido que nos façamos com elas!
«»
São Clemente de Alexandria (150-c. 215) teólogo
O Pedagogo, I, 12, 17; SC 70
O papel de Cristo, nosso Pedagogo, é, como o nome indica, o de conduzir as crianças. Resta avaliar a que crianças quer a Escritura referir-se, e depois dar-lhes o Pedagogo. As crianças somos nós. A Escritura celebra-nos de diferentes formas, serve-se de imagens diversas para nos designar, colorindo com muitos tons a simplicidade da fé. Diz o Evangelho que o Senhor Se apresentou na margem e Se dirigiu aos seus discípulos que tinham estado a pescar, dizendo: «Rapazes, tendes algum peixe que se coma?» (Jo 21,4-5) Era aos discípulos que Ele chamava «rapazes». «Apresentaram a Jesus umas crianças para que Ele lhes tocasse, mas os discípulos afastavam-nas. Jesus, ao ver isto, indignou-Se e disse-lhes: "Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis: dos que são como elas é o reino de Deus".» O próprio Senhor esclarece o sentido destas palavras dizendo: «Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no reino dos Céus» (Mt 18,3). E não está a falar da regeneração, mas a propor-nos que imitemos a simplicidade das crianças. [...]
Pode-se realmente considerar que aqueles que só conhecem Deus como Pai – que são como recém-nascidos, simples e puros – são como crianças. [...] São seres que progrediram no Verbo, que Ele convida a desligarem-se das preocupações deste mundo, para escutarem apenas o Pai, imitando as crianças. É por isso que lhes diz: «Não vos preocupeis com o dia de amanhã. Basta a cada dia o seu trabalho» (Mt 6,34), exortando-nos a distanciarmo-nos dos problemas deste mundo, para nos dedicarmos apenas ao nosso Pai. Aquele que pratica este mandamento é um verdadeiro recém-nascido, uma criança para Deus e para o mundo, pois este considera-o um ignorante e Aquele um alvo da sua ternura.
«»
Nós... eternas crianças de Deus! E somo-lo, de verdade!
Quanto mais nos esforçamos por conhecer Deus, mais predicados encontramos em Deus,  e mais reconhecemos que, de facto, não nos é possível reconhecer Deus tal qual é... assim como as crianças se vão descobrindo e crescendo ao longo da vida, as criança de Deus, criaturas humanas, passarão a vida inteira procurando Deus que só conhecerão em pleno na eternidade para o que foram criadas.
Boa noite e boa semana... humildes com crianças!
HN

Sem comentários: