sábado, 2 de março de 2019

MUITAS VERDADES JUNTAS!


Faz muito tempo que me convenci que a vida é uma escola tão importante e segura que sempre tem algo de novo para nos ensinar!
A Fé em Deus por Jesus Cristo foi-me apresentada a partir do seio de minha mãe, pois se os bebés já escutam antes de nascer, com toda a certeza que assim ouvi os meus pais e avós rezarem muitas vezes, depois em bebé... e em criança já rezava com eles... pedindo-lhes a bênção no final das orações!
Diziam-me inúmeras vezes que era preciso rezar, e que ao Domingo e Dias Santificados devíamos fazer tudo para ir à Missa, que agora se diz participar na Eucaristia!
O tempo foi passando... e a minha vida passando no tempo que, graças ao bom Deus, sempre consegui aproveitar minimamente.
Hoje... setentona... olho estas raízes que, muito embora pouco me digam... foram as que me deram o que necessitava para ser hoje o que sou!
Hoje... olhei para trás... e prendi-me neste texto que quero partilhar:
«»
São João da Cruz (1542-1591)
carmelita descalço, doutor da Igreja
A Subida ao Monte Carmelo, II, 3
Dizem os teólogos que a fé é um hábito da alma ao mesmo tempo seguro e obscuro. É obscuro porque nos propõe verdades reveladas sobre o próprio Deus que ultrapassam qualquer luz natural e excedem toda a compreensão humana, seja ela qual for. Daí decorre que essa luz excessiva dada pela fé se transforma para a alma em profundas trevas. Como sabemos, qualquer força superior supera e enfraquece outra que lhe seja inferior; deste modo, o sol eclipsa todas as outras luzes, a ponto de, quando ele resplandece, todas as outras não parecerem propriamente luzes. Para além do mais, quando está no zénite, o seu brilho ultrapassa por completo a nossa capacidade visual, ofuscando-nos em vez de nos permitir ver, por se tornar excessivo e desproporcionado à nossa visão. O mesmo se passa com a luz da fé, que pelo seu prodigioso excesso abate e enfraquece a luz do intelecto.
Tomemos outro exemplo: suponhamos uma pessoa cega de nascença, que, por isso mesmo, não conhece as cores. Ao esforçarmo-nos por fazer-lhe compreender o branco ou o amarelo, bem podemos dar explicação atrás de explicação que ela não retirará delas qualquer conhecimento direto, porque nunca viu as cores; a única coisa que reterá no espírito será o seu nome, através do ouvido. O mesmo se passa com a fé em relação à alma: a fé diz-nos coisas que nunca vimos e a respeito das quais não possuímos a mais pequena réstia de conhecimento natural; mas retemo-las através do ouvido, crendo no que nos é ensinado e deixando que se ofusque em nós a luz natural. Com efeito, como nos diz São Paulo, «a fé surge da pregação» (Rom 10,17). É como se nos dissesse: a fé não é uma ciência que reconhecemos pelos sentidos, mas um consentimento da alma que entra em nós pelo ouvido. Torna-se então evidente que a fé é para a alma uma noite escuríssima, mas é precisamente com a sua escuridão que ilumina: quanto mais a mergulha nas trevas, mais faz brilhar para ela a sua luz. Assim sendo, é ofuscando que ela alumia, segundo as palavras de Isaías: «Se não acreditardes, não compreendereis» (7,9).
«»
Muitas verdades juntas! Verdades em que acredito e sinto no mais fundo do meu coração e entendimento, mas não sei explicar!
E quanto mais me esforço por compreender, mais baralhada me sinto! Deus é luz... porque com Ele e n’Ele vemos tudo com mais clareza, aceitamos tudo com mais resignação, olhamos tudo com mais carinho e atenção, praticamos a capacidade de compreender e aceitar, de perdoar, esquecer, amar!
Que seria de mim sem todas estas capacidades desenvolvidas... que seria de mim sem a ajuda de Deus que mas ajudou a desenvolver com o exemplo e palavras de Jesus que procuro avidamente integrar nas minhas atitudes de todos os segundos!
Não andes de olhos vendados para não caíres a nenhuma cova e levares os outros contigo; não olhes para o cisco do olho do irmão... antes... olha-te interiormente e tira a trave que tens no teu olho; verifica se és árvore que dá bom ou mau fruto... porque é pelo fruto que seremos conhecidos!
Que Deus nos ajude! Boa noite! Bom Domingo!
HN

Sem comentários: