sábado, 30 de março de 2019

TIRANIA PIEDOSA...


Nunca na vida me tinha passado pela cabeça tal coisa, tal expressão que São João Clímaco disse, há tantos anos: ‘A oração é uma tirania piedosa que é exercida sobre Deus!’
Gosto imenso de seguir no dia a dia a Liturgia Diária! Quando posso, vou ao Secretariado Nacional da Liturgia para pensar um pouco nos textos que explicam o sentido das passagens bíblicas, Leituras e Evangelho, que me chegam diariamente por Evangelizo que traz, no final, uma meditação alusiva. Pode parecer estranho, mas tenho aprendido muito com esta forma de estar que me ensina muito a ser melhor pessoa e a ver melhor tudo quanto me rodeia. As duas formas de procura completam-se mutuamente e dão uma riqueza de conhecimentos impagável, que muitas vezes, quando me toca demais, acabo por partilhar. Aqui vai a que recebi hoje:
«»
São João Clímaco (c. 575-c. 650) monge do Monte Sinai
«A escada santa»
Que o tecido da tua oração só tenha uma cor. O publicano e o filho pródigo foram reconciliados com Deus com uma só palavra. Quando rezas, não procures palavras complicadas, porque o balbuciar simples das crianças tem muitas vezes tocado o seu Pai dos Céus. Não procures falar muito quando rezas, não vá o teu espírito distrair-se à procura das palavras. Uma só palavra do publicano apaziguou a Deus e um só brado de fé salvou o ladrão. Não raro, a loquacidade na oração dispersa o espírito e enche-o de imagens, ao passo que a repetição da mesma palavra serve para o recolher. Se uma palavra da tua oração te enche de suavidade ou de compunção, permanece nela, porque o teu anjo da guarda está aí, rezando contigo.
Pede com aflição, procura com a obediência, bate com paciência. Porque aquele que assim pede, recebe; aquele que procura, encontra; e àquele que bate, abrir-se-á.
Quem ergue sem descanso o bastão da oração não vacilará. E, mesmo que caia, a sua queda não será definitiva. Porque a oração é uma tirania piedosa que é exercida sobre Deus.
«»
Chamar a oração de tirania sobre Deus, é novo para mim... a frase!... A forma de orar ou rezar apresentada, aos pouquinhos, fui-a descobrindo! É assim mesmo, penso como o autor do texto.
E sobre a frase... aquela frase que tanto me tocou... acho que também é corretíssima, pois muitas vezes estou a pedir a Deus alguma coisa que desejo muito e acabo por me calar e entretanto pensar ou dizer: ‘Senhor, desculpa, Tu é que sabes o que é melhor!’ E neste contexto, acabo sem pedir nada mesmo!
Agora... depois desta frase... que vou fazer? Como vou rezar? Fazer tirania com Deus? Ou dizer-Lhe que faça o que entender melhor?
Bem! Se Deus é pai bondoso, justo/misericordioso e bom, ainda que exerçamos sobre ele a ‘tirania piedosa da oração’, nunca deixará que algo de mau nos aconteça.
Que sempre seja louvado!
Boa fim de semana, sob a infinita Misericórdia de Deus!
HN   

Sem comentários: