segunda-feira, 25 de março de 2019

PEDIR AO SENHOR O DOM DA MISERICÓRDIA


“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso!”
Estas palavras de Jesus, Palavra e vida de Deus, devem fazer-nos pensar muito e dar muitos passos em frente para nos unirmos a todos os nossos irmãos!
Ninguém poderá ser misericordioso sem experimentar o quanto é bom termos, perante os nossos maus comportamentos, em vez de ralhos e maus-tratos, a compreensão, a mansidão, a paciência, a calma, a temperança... a misericórdia!
E este tipo de misericórdia, vem de Deus, porque Deus não tem corpo e faz-se representar junto de nós através das pessoas com quem convivemos.
Quando lemos, pensamos ou ouvimos esta frase de Jesus, “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”, pensamos logo no perdão dos pecados que Deus oferece a quem se arrepende do que fez e Lhe vai pedir perdão no Sacramento da Reconciliação, onde Deus perdoa... e esquece... todo o mal que tivermos praticado.
Mas... não nos podemos ficar por aqui. Temos de agir com os nossos irmãos como Deus age connosco!
E isso leva-nos a pensar nas nossas práticas comuns, no que fazemos uns com os outros, como olhámos aqueles cujos comportamentos não nos agradam, e como perdoamos e esquecemos as ofensas que recebemos.
Pedir perdão ao Senhor pode ser ou não ser fácil, depende da formação interior da pessoa e da forma como encara a vida, mas com as pessoas que nos rodeiam e com quem nos cruzamos nos caminhos da vida, temos de ter coragem de pedir desculpa ou perdão... e de compreender e desculpar as fraquezas alheias... é a única forma de viver em paz e tranquilidade e de nos levar ao encontro de quem erra sem preconceitos nem pretensões, harmonizando os corações e pacificando os ambientes, enchendo-os do verdadeiro amor.
Não tenhamos dúvidas! A exclusão e rejeição social existe, a começar pelas mais pequenas coisas!
Nem sequer precisamos de pensar nas instituições e nos seus inúmeros requisitos... basta termos em conta a forma como nos olhamos e aceitamos mutuamente, nas nossas amizades, nas relações de trabalho, nos ambientes que frequentamos.
Se treinarmos amar o próximo... não podemos esquecer que tudo precisa de treino... começaremos a amar a todos sem exceção preferindo os rejeitados e excluídos e os que mais necessitem de nós, do nosso amor, carinho, ajuda, atenção.
Ajudar, prestar atenção a pessoas com problemas, traz resultados surpreendentes. Muitas vezes as pessoas têm problemas porque nunca ninguém lhes deu atenção para as levar a resolvê-los com convém.
Que o Senhor nos dê o dom da misericórdia, pois será uma enorme saída do mundo em crise!
Que Deus nos ajude a aprender a bem viver!
Boa noite!
HN

Sem comentários: