quinta-feira, 28 de março de 2019

MISERICÓRDIA HUMANA... MISERICÓRDIA DIVINA


Gostei demais desta explicação. São realidades deveras conhecidas, que eu já sabia e vivia, mas estão escritas de uma forma maravilhosa. Li, reli, voltei a ler, e decidi partilhar:
«»
São Cesário de Arles (470-543) monge, bispo
Sermão 25 (trad. breviário)
O que é a misericórdia humana? É a que atende às misérias dos pobres. E o que é a misericórdia divina? É a que te concede o perdão dos teus pecados. [...]
Neste mundo, Deus tem frio e fome na pessoa de todos os pobres, como Ele mesmo disse (Mt 25,40). [...] Que espécie de gente somos nós? Quando Deus dá, queremos receber; mas quando pede, não queremos dar. Quando um pobre tem fome, é Cristo que passa necessidade, como Ele próprio disse: «Tive fome e não Me destes de comer» (v. 42). Não desprezes, portanto, a miséria dos pobres, se queres esperar confiadamente o perdão dos pecados. [...] Ele restitui no Céu o que recebe cá na Terra.
Pergunto-vos, irmãos: que quereis ou que buscais quando vindes à igreja? Certamente quereis e buscais a misericórdia. Dai, portanto, a misericórdia terrena e recebereis a misericórdia celeste. O pobre pede-te a ti, e tu pedes a Deus; ele pede um pouco de pão, tu pedes a vida eterna. [...] Portanto, quando vierdes à igreja dai esmolas para os pobres, pouco ou muito, segundo as vossas possibilidades.
«»
Dai esmolas segundo as vossas possibilidades! Dar esmolas... que tipo de esmolas? As esmolas não são só de dinheiro e haveres, às vezes essas esmolas até são as mais fáceis de dar.
Há tanto tipo de carências que necessitam de ajuda, de muita ajuda, e muitas vezes em pessoas difíceis de interpelar.
É muito difícil ver Cristo no irmão! Principalmente quando esse irmão não nos é muito familiar... nos é antagónico, não nos liga, não se relaciona connosco, ou então se tem mau comportamento! Mas Jesus não nos diz nada sobre quem ou como é o irmão! O irmão é o que está ao nosso lado, seja quem for e tenha o comportamento que tiver! E é a esse irmão que devemos ser presentes tal como Jesus o é connosco.
Claro que falar desta maneira é ser muito positivo, pois nunca conseguiremos proceder como Jesus, mas do Seu jeito, o melhor que soubermos e pudermos!
Agora, temos de prestar muita atenção ao tipo de pobrezas que temos ao nosso lado, para podermos minimizá-las, pois é isto que o Senhor Jesus nos pede!
Que a Quaresma que vamos trilhando nos leve até onde devemos chegar!
Que Deus nos ajude a ser misericordiosos, pois é de misericórdia que mais necessitamos e que o mundo mais precisa. Boa noite!
HN

Sem comentários: