sábado, 28 de março de 2020

A GENEROSIDADE, É UMA ENORME BÊNÇÃO!


A pessoa generosa pensa no bem de todos e em todos os bens para todos!
Temos a tendência natural de lutarmos pela nossa felicidade e bem-estar, de querer ter tudo o que gostamos, sem pensar em mais nada nem em ninguém!
Claro que, logo em bebé e criança, se os pais são pessoas de bem, honestas e sensíveis que seguem minimamente as Palavras e gestos de Jesus, a sua primeira preocupação é passar esta forma de ser e estar para os seus filhos, o que ajuda muito a começar, de fato, a ser generoso.
Aliás, muitas crianças já partilham com naturalidade o que têm e sabem! Mas também há aquelas que não se contentam com nada porque querem sempre tudo!
Ser generoso é uma enorme graça de Deus!
Pode não parecer, mas se não tivermos tido  uma vida muito equilibrada e uns pais à altura, é um trabalho duro, uma luta constante que temos de travar connosco mesmo até conseguir interiorizar que o que temos a mais não é nosso mas para partilhar com quem necessita, para reconhecermos os sorrisos que devemos dar, as boas palavras, os gestos carinhosos, pois tudo isto faz parte da verdadeira generosidade!
«»
"SER GENEROSO PARA COM TODOS"
Na minha compreensão, a generosidade se fundamenta em três pilares: a sensibilidade, o desapego e a partilha.
A sensibilidade nos coloca no lugar do outro e sentimos a sua necessidade como se fosse nossa.
O desapego nos dá o equilíbrio sobre tudo o que possuímos e tudo o que somos. Com o desapego aprendemos a administrar com justiça os nossos bens e os nossos dons.
A partilha é o meio pelo qual podemos atuar a sensibilidade e o desapego.
A generosidade é uma das expressões práticas do amor ao próximo.
A medida da generosidade é o "tudo" e a sua abrangência ´o "todos".
É uma medida sem medidas e sem distinção de pessoas.
Sejamos generosos para com todos e seremos felizes.
Abraços
Apolonio
«»
A generosidade tem a ver com tudo o que temos e tudo o que somos! Tem a ver com os nossos sentimentos pelas pessoas que sofrem das mais diversas formas, que necessitam das mais díspares ajudas, que até parecem que têm tudo mas muitas vezes lhes falta uma palavra de compreensão, de carinho, de ternura, um beijo, um sorriso…
O dinheiro não é tudo. Precisamos dele para podermos ter o mínimo para viver, mas não é tudo! O nosso tudo é o que parte connosco quando formos chamados deste mundo para o Pai, o bem que fazemos, o saber que partilhamos, a presença junto dos sós, as orações por toda a gente para que toda a gente consiga descobrir e seguir, ainda que minimamente, a vontade de Deus para si!
Quaresma… com Covid 19… põe em ação um número incalculável de atitudes de generosidade e fraternidade!
Que Deus nos ajude a acabar depressa com esta pandemia, mas que connosco fique sempre o bem que dela conseguimos retirar, mais união, interesse comum, solidariedade, presença, fraternidade, ajuda mútua, AMOR! Muito AMOR!
Que Deus seja louvado! Com Ele, o pior dos acontecimentos traz ensinamentos enormes!
Que todos, indefinidamente, os saibamos aproveitar!
Hermínia Nadais

Sem comentários: