sábado, 7 de março de 2020

CAMINHO DE CRUZ



A Quaresma é um tempo em que se fala muito mais de cruz do que noutra qualquer ocasião! Mas, normalmente, na Cruz de Jesus! E esquecemos muitas vezes que Essa Cruz que Ele carregou o fez para nos livrar das nossas maldades e indigências… que ainda assim praticamos a todo o momento a maior parte das vezes sem disso nos apercebermos.
Tenho pensado muito nisto nestes últimos dias, e cheguei à conclusão que, de facto, cada um de nós carrega uma cruz! Não uma cruz de madeira como Jesus carregou e que era de tal forma pesada e Ele estava tão fraquinho que foi necessário o Simão de Sirene O ajudar a levá-la!
Li em algum lado que ‘carregamos connosco o que falta à Cruz de Cristo’, e como Ele nunca se revoltou, queixou, nem deixou abater, olho para mim e penso no que andarei a fazer por aqui, com que distração passarei a minha vida, que figura estarei a fazer perante as dificuldades que me vão pesando todos os dias! Será que consigo não me queixar?... Claro que não! Tenho-me queixado a tal ponto de abalar corações!... Jesus nunca fez isso? E penso eu que faço tudo para O imitar!
O imitar em quê? Não aceitando as dificuldades como graças que Ele me concede? É que nós não pensamos, mas as dificuldades que nos surgem são subidas a fazer na caminhada para Deus!
«»
São Rafael Arnaiz Barón (1911-1938)
monge trapista espanhol
Escritos Espirituais, 1936/12/14
Para se consagrar a uma arte, para aprofundar uma ciência, o espírito precisa de solidão e de isolamento, tem necessidade de recolhimento e silêncio. Mas para a alma enamorada de Deus, para a alma que não vê nenhuma outra arte ou ciência que não seja a vida de Jesus, para a alma que encontrou o tesouro escondido na terra (Mt 13,44), não basta o silêncio nem o recolhimento na solidão. Ela tem necessidade de se esconder de tudo, precisa de estar oculta com Cristo, de encontrar um recanto da Terra onde não cheguem os olhos profanos do mundo e aí permanecer sozinha com Deus. O segredo do rei (Tb 12,7) deteriora-se e perde o brilho quando se revela; e este segredo do rei deve ser escondido para que ninguém o veja. Este segredo que muitos julgam ser feito de comunicações divinas e de consolações sobrenaturais; este segredo do rei, que invejamos aos santos, reduz-se muitas vezes à cruz.
Não escondamos a luz debaixo do alqueire, diz Jesus (Mt 5,15). [...] Proclamemos a nossa fé aos quatro ventos, enchamos o mundo com gritos de entusiasmo por um Deus tão bom, não nos cansemos de pregar o Evangelho e de dizer a todos quantos querem ouvir-nos que Cristo morreu amando, pregado no madeiro, que morreu por mim, por ti, por todos. Se O amamos verdadeiramente, não O escondamos, não ponhamos debaixo do alqueire a luz que pode iluminar os outros.
Pelo contrário, Jesus bendito, transportemos por dentro, e sem que ninguém saiba, este segredo divino, este segredo que Tu confias às almas que mais Te amam, esta partícula da tua cruz, da tua sede, dos teus espinhos. Escondamos no canto mais recôndito da Terra as nossas lágrimas, as nossas dores e as nossas mágoas, não enchamos o mundo de tristes gemidos, nem atinjamos ninguém com as nossas aflições. [...] Escondamo-nos com Cristo para O deixarmos participar, só a Ele, naquilo que, vendo bem, Lhe pertence: o segredo da cruz. Aprendamos de uma vez por todas, meditando na sua vida, na sua Paixão e na sua morte, que não há outro caminho para chegarmos até Ele senão o caminho da sua santa cruz.
«»
Se não há outro caminho para chegar a Jesus senão o caminho da sua santa cruz… porque me queixo das amarguras que sinto, dos problemas que me surgem, das coisas que queria fazer e não posso?
Santo Deus!... Como estou longe de Ti! Como estou longe de viver sorrindo e espalhando sorrisos e consolações! Que adiantam os queixumes, que só fazem sofrer quem connosco convive!
Divino Espírito Santo, dá-me o Dom da Sabedoria e da Fortaleza, para aprender de uma vez por todas a viver como a todos convém, para que a solidariedade, fraternidade, confiança, harmonia e amor sejam uma realidade comigo e com as pessoas com quem me vou cruzando nos caminhos da vida!
Bom fim de semana, bem unidos a Jesus e bendizendo a nossa cruz!
HN

Sem comentários: