segunda-feira, 30 de março de 2020

LÁZARO, SAI PARA FORA!


Lázaro, morto e mais que chorado, há quatro dias, era amigo de Jesus com suas irmãs Marta e Maria!
Claro que, quando viram o irmão doente, avisaram o Mestre que ficou por mais dois dias no sítio onde estava!
Depois, decidiu partir para a terra dos três amigos!
Encontrou as duas mulheres chorosas e tristes pela morte do irmão pela não presença de Jesus!
Se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido! Mas… se quiseres…
Jesus queria! Queria Lázaro vivo, queria mostrar a Sua força de Filho de Deus e Deus como o Pai, queria que este acontecimento ficasse registado nos livros da Sua Palavra como catequese viva para todos nós!
Então, vê chorar e chora, é homem com sentimentos muito humanos! Tem conversas elucidativas com as irmãs de Lázaro, e vai ao túmulo!
Manda retirar a pedra que o esconde, fala com Seu Pai, e diz com muita clareza:
«Lázaro, sai para fora!»
 Palavras firmes e decididas! Lázaro saiu, todo ligado como era usual naquele tempo.
E com as mesmas palavras decididas, Jesus diz: «Tirai-lhe as ligaduras e deixai-o ir!»
«»
São Gregório de Nazianzo (330-390)
bispo, doutor da Igreja
Sermão sobre o Santo Batismo
«Lázaro, sai para fora». Deitado no túmulo, ouviste este chamamento imperioso. Haverá voz mais sonora que a do Verbo? Então, vieste para fora, tu, que estavas morto, e não apenas há quatro dias, mas há muito tempo. Ressuscitaste com Cristo […]; caíram-te as ligaduras. Agora, não voltes a cair na morte; não voltes a juntar-te aos que habitavam nos túmulos; não te deixes abafar pelas ligaduras dos teus pecados. É que talvez não pudesses voltar a ressuscitar. Poderias acaso retirar da morte deste mundo a ressurreição de todos, no final dos tempos? […]
Que o chamamento do Senhor te ressoe, pois, aos ouvidos! Não te feches aos ensinamentos e aos conselhos do Senhor. Se estavas cego e mergulhado em trevas no túmulo, abre os olhos para não te afundares no sono da morte. Na luz do Senhor, contempla a luz; no Espírito de Deus, fixa o teu olhar no Filho. Se acolheres a Palavra, concentrarás na tua alma todo o poder de Cristo, que cura e ressuscita. […] Não receies sofrer para conservar a pureza do teu batismo e abre no coração os caminhos que te fazem ascender ao Senhor. Conserva cuidadosamente o ato de libertação que recebeste por pura graça. […]
Sejamos luz, como os discípulos aprenderam a sê-lo com Aquele que é a grande Luz: «Vós sois a luz do mundo» (Mt 5,14). Sejamos luminárias no mundo, erguendo bem alto a Palavra da vida, sendo poder de vida para os outros. Partamos em busca de Deus, em busca daquele que é a primeira e a mais pura das luzes.
«»
O pecado gera a morte, a morte da alma!
Nascemos com inclinações para o pecado!
O Batismo cura-nos e enche-nos da Graça de Deus, tornando-nos Filhos de Deus e Irmãos de Jesus Cristo! No Batismo somos gerados para uma vida nova!
Mas… ao longo da vida… acabámos por fazer tantas asneiras!...
O Lázaro morto, sou eu, é cada um de nós, a quem Jesus, pelas mãos do Sacerdote Seu Ministro Sagrado, ressuscita, no Sacramento da Penitência ou Confissão, e faz tudo para que tenhamos verdadeira vida!
«Sai para fora!» Diz Jesus para nós! Sai dessa vida de pecado! Desamarra-te das tuas más tendências, do teu orgulho, da tua insensatez, da tua prepotência, e vai-te enchendo, aos pouquinhos, de humildade, carinho, doação, ternura, atenção, amor!
Esta… tem de ser a nossa vida de ressuscitados com Cristo já neste mundo, como primícias de uma eternidade plena de Amor na Igreja Triunfante do Céu!
Que o Espírito Santo nos ilumine e fortaleça a todos, para fazermos sempre o que for da vontade de Deus!
Continuemos a pedir ao Senhor pelo fim do Covid 19, que tantos trabalhos sofrimentos e aflições tem trazido à sociedade, e aprendamos a viver de um outro modo, talvez melhor para a saúde do planeta Terra que Deus nos ofertou e com o nosso descuido e o tudo querer estamos a estragar tanto!
Que Deus, Pai Filho e Espírito Santo, Maria Santíssima, Santo António e todos os santos estejam connosco!
Hermínia Nadais

Sem comentários: