segunda-feira, 23 de março de 2020

TODA A ATENÇÃO É POUCA!


Os dias passam velozes, mesmo estando cada um dentro de sua própria casa, saindo dela apenas em momentos muito próprios e com todos os cuidados que possamos ter!
Ainda assim, toda a atenção pode ser pouca, pois o mais pequeno descuido pode pôr-nos doentes ou a algum dos nossos familiares ou amigos!
As saudades dos sítios que costumávamos frequentar ou das pessoas com que nos cruzávamos amiúde aumenta consideravelmente. E são os telefones, Messenger’s, facebook’s que nos vão ajudando a manter de pé, com tão horrorosas privações que, digamos com sinceridade, todas são muito necessárias e, quem sabe, se ainda serão poucas!
Mas… no meio de tudo isto, podem ser os meus olhos ou pensamentos, mas me parece que o povo está mais unido que nunca, para tentar acabar com esta calamidade tão afetante!
Seria bom que tentássemos pensar naquelas cidades enormes onde há tanto tempo se não via o azul do céu e agora dizem ver-se tão bonito!
Os meios de transportes são muito necessários para todos nós, mas penso estarmos em tempos de contenção e mudança de atitudes, para dar mais paz ao planeta terra terrivelmente ameaçado com tanta poluição!
Confesso que me custa pensar que tenho de usar o meu carro quando puder, com segurança, voltar a sair de casa!

Se os combustíveis extraídos do petróleo causam tantos distúrbios ao planeta, a nossa casa comum, e há descobertos e experimentados combustíveis retirados da água e da eletricidade, porque não ir acabando com os motores a gasóleo e gasolina e substituí-los pelos outros que já existem, mas não podem sobreviver pelo interesse económico dos senhores do petróleo e dos veículos que lhe correspondem???!!!
Temos que ter consciência de que o dinheiro, sendo estritamente necessário, não é tudo na vida.
Quem terá coragem de estragar a sua própria habitação? Então… lembremo-nos que o Planeta Terra é a habitação comum de todos nós! Cuidemos dela como a todos convém!
Claro que não fomos nós que a construímos, foi Deus, o Pai Comum de todos nós, que com toda a certeza quer que mudemos o nosso comportamento de forma radical.
Penso muitas vezes que, conhecendo Deus como conheço, pela forma amorosa construtiva pacífica paciente e misericordiosa como se relaciona comigo, talvez tenha deixado este virús atuar de forma tão drástica para nos abrir os olhos a todos de forma a tomarmos outras atitudes mais agradáveis para Ele que nos ama tanto!
«»
Beato Columba Marmion (1858-1923)
abade
Os instrumentos das boas obras
A fidelidade é a mais rica e a mais delicada flor do amor neste mundo. No Céu, o amor expandir-se-á em ações de graças, em complacência, em fruição, na posse plena e completa do objeto amado; neste mundo, traduz-se numa fidelidade generosa e constante a Deus, a despeito das trevas da fé, a despeito das provas, das dificuldades, das contradições. A exemplo do nosso modelo divino, devemos dar-nos sem reservas, como Ele próprio Se deu sem reservas ao Pai ao entrar neste mundo: «Eis-Me aqui, para fazer a vossa vontade» (Heb 10,5). [...]
Devemos dizer a Jesus: Quero ser todo teu; desejo viver da tua vida, pela fé e pelo amor; quero que os teus desejos sejam os meus desejos e, tal como Tu, por amor a teu Pai, quero fazer tudo o que possa ser-Te agradável; «pus a tua Lei no meio do meu coração» (Sl 40,9, Vulgata). É-Te agradável que eu guarde fielmente as prescrições da lei cristã que estabeleceste [...], como prova da delicadeza do meu amor por Ti; desejo dizer como Tu: nem a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal serão retirados por mim da tua lei; dá-me a tua graça, para que eu não deixe de fazer a mais pequena coisa que possa agradar-Te, a fim de que, segundo a tua palavra, sendo fiel nas coisas pequenas, o seja também nas grandes (cf Lc 16,10); faz sobretudo que todas as minhas ações sejam por amor, a Ti e a teu Pai (cf Jo 14,31). O meu único desejo é poder dizer, como Tu: faço sempre o que agrada a meu Pai (cf Jo 8,29).
«»
Senhor Deus Pai, quem me dera poder dizer-Te como o Teu Filho Amado e meu Muito Querido Jesus, mas as minhas fraquezas e misérias são mais que muitas! E quanto mais Te quero agradar, mais comportamentos encontro para corrigir! Sem Ti, Pai Adorado, não sou nada mesmo!
Mas na minha pequenez Te peço por todas as pessoas do mundo lindo que criaste para nós, principalmente por aquelas que, tendo sido tornadas chefes de algo, têm ao seu cuidado a população em geral. Ajuda-as Senhor a dialogar conTigo sobre o que mais convém à humanidade, para que deixe de haver alguns tão ricos que não sabem o que fazer com tanto dinheiro ao lado de outros com tanta fome e nudez que morrem todos os dias por não terem com que se vestir nem alimentar!
Claro, Pai Querido, que afligem por demais os efeitos do Covid 19, mas não podemos com estes sofrimentos esquecer tantos outros tão conhecidos… nem muitos outros que começarão a surgir por aí pelas enormes quebras na economia!
Desculpa, Senhor, o meu desabafo que conheces melhor do que eu!
Que Maria Santíssima nos proteja, que o Espírito Santo nos fortaleça e oriente a todos, que Jesus nos acompanhe em todos os momentos de forma a vivemos, de facto, como verdadeiros irmãos como Tu desejas!
Escuta-nos Senhor!
Que sempre sejas louvado! Amém!
Hermínia Nadais

Sem comentários: