sábado, 14 de março de 2020

A VINHA DO SENHOR!


Ao ler ou ouvir ou meditar no evangelho que se segue… sempre percebi que a vinha do Senhor são os homens, plantados por Deus no mundo, que os Profetas não eram bem aceites… Jesus também não foi aceite por isso arranjaram formas de o matar.
Ouvi inúmeras homilias sobre esta passagem… mas nunca percebi muito bem, quem eram os vinhateiros que cuidavam da vinha e tratavam tão mal quem vinha receber os frutos!  Claro que isto são coisas de fé que nunca se percebem muito bem… mas hoje… para já… está aqui a dita passagem do Evangelho:
«»
Evangelho segundo São Mateus 21,33-43.45-46.
Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: «Ouvi outra parábola: Havia um proprietário que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e levantou uma torre; depois, arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe.
Quando chegou a época das colheitas, mandou os seus servos aos vinhateiros para receber os frutos.
Os vinhateiros, porém, lançando mão dos servos, espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram-no.
Tornou ele a mandar outros servos, em maior número que os primeiros. E eles trataram-nos do mesmo modo.
Por fim, mandou-lhes o seu próprio filho, dizendo: "Respeitarão o meu filho".
Mas os vinhateiros, ao verem o filho, disseram entre si: "Este é o herdeiro; matemo-lo e ficaremos com a sua herança".
E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no.
Quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?».
Eles responderam: «Mandará matar sem piedade esses malvados e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entreguem os frutos a seu tempo».
Disse-lhes Jesus: «Nunca lestes na Escritura: "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos"?
Por isso vos digo: Ser-vos-á tirado o reino de Deus e dado a um povo que produza os seus frutos».
Ao ouvirem as parábolas de Jesus, os príncipes dos sacerdotes e os fariseus compreenderam que falava deles
e queriam prendê-lo; mas tiveram medo do povo, que O considerava profeta.
«»
Agora… esta explicação… que me encantou… e não resisto a partilhar:
«»
Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208)
bispo, teólogo, mártir
«Contra as heresias», IV 36, 2-3; SC 100
Ao modelar Adão com o pó da terra (Gn 2,7) e ao eleger patriarcas, Deus plantou a vinha do género humano. Depois confiou-a a uns vinhateiros, pelo dom da Lei transmitida por Moisés. Cercou essa vinha com uma sebe, isto é, circunscreveu a terra que eles teriam de cultivar; construiu uma torre, ou seja, escolheu Jerusalém; montou um lagar, ou seja, preparou os que iam receber o Espírito profético. E enviou-lhes profetas, antes do exílio de Babilónia; e, após o exílio, outros ainda em maior número, para reclamarem os frutos e para lhes dizerem [...]: «Endireitai os vossos caminhos e emendai as vossas obras» (Jer 7,3); praticai uma verdadeira justiça e excedei-vos em bondade e compaixão, cada um para com seu irmão. Não oprimais a viúva e o órfão, o estrangeiro e o pobre, e não formeis nos vossos corações maus desígnios uns para com os outros» (Zac 7,9-10) [...]; «lavai-vos, purificai-vos, tirai da frente dos meus olhos a malícia das vossas ações; [...] aprendei a fazer o bem; procurai o que é justo, socorrei os oprimidos» (Is 1,16-17). […]
Tais eram as prédicas com que os profetas reclamavam o fruto da justiça. Mas, como as multidões continuassem incrédulas, enviou-lhes finalmente o seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, a quem os perversos vinhateiros mataram e lançaram para fora da vinha. Por isso, Deus confiou-a – não a circunscrevendo já, antes a abrindo ao mundo inteiro – a outros vinhateiros, para que estes Lhe entregassem o fruto na altura devida. A torre da eleição eleva-se por toda a Terra no seu esplendor, porque a Igreja resplandece em toda a Terra; por toda a Terra surge também ereto o lagar, porque em toda a Terra estão aqueles que recebem o Espírito de Deus. [...]
Por isso, dizia o Senhor aos seus discípulos, para fazer de nós bons obreiros: «Que os vossos corações não se tornem pesados com a devassidão, a embriaguez e as preocupações da vida [...]; velai, orando continuamente». [...] «Estejam apertados os vossos cintos e acesas as vossas lâmpadas. Sede semelhantes aos homens que esperam o seu senhor» (Lc 12,34-36).
«»
Tantas coisas se podem tirar desta passagem Bíblica! Ainda não estão todas aqui… mas já está uma boa parte!
Não sei quantas vezes já li esta explicação, e quantas outras vezes a lerei ainda!...
Muito boa para uma Quaresma! Que este problema enormíssimo do Coronavirús que tem o mundo inteiro em sobressalto e nos vai estragar por demais as vivências quaresmais, a economia, sei lá mais o quê, nos ajude a pensar mais uns nos outros, a amar mais, a entregar-nos mais, a compreendermos mais, a termos atitudes o mais possível parecidas com as de Jesus para sermos bons obreiros na Vinha do Senhor!
Hermínia Nadais

Sem comentários: