segunda-feira, 11 de maio de 2020

OS CUIDADOS COM O COVID 19


 Estes cuidados com o Covid 19 têm mantido grande parte das pessoas juntas em casa e a trabalhar através de plataformas, à distância. Os filhos, com as escolas fechadas, também em casa, puseram o modo de estar das famílias completamente diferente.
Em virtude desta realidade, podemos fazer frutificar este tempo particular como o tempo em que cada família cristã poderá redescobrir aquilo que é: manifestação genuína do mistério, que é a Igreja como corpo de Cristo. De facto, os esposos «edificam o Corpo de Cristo e constituem uma igreja doméstica» (Amoris Laetitia 67). Cada família é uma parte essencial deste corpo, que se constrói a partir de pequenos gestos diários, onde Jesus está estavelmente presente.
É um tempo de treino, este que o Senhor nos está a oferecer, à espera de derrotar este mal. Um tempo em que, ficando juntos nas nossas casas, somos chamados a realizar contínuos exercícios de caridade. Quantas vezes por dia, nestas horas, o Senhor nos dá a oportunidade de olhar para nossos filhos com ternura, com paciência amorosa o nosso cônjuge; de moderar o tom da voz, mesmo se à nossa volta reina uma desordem inesperada, de educar os nossos filhos ao bom uso deste tempo dilatado em casa, que parece nunca mais passar; de educá-los para um diálogo feito de escuta dada ao outro, de calma interior, de respeito, mesmo se o outro é diferente de como eu gostaria que fosse? Este é um tempo de crescimento para cada um de nós, no qual devemos aprender a marcar o ritmo dos dias, que já não é controlado pelo trabalho agitado nem por uma gestão familiar dominada pelo "fazer". São horas dadas à nossa capacidade de deixar espaço para o outro dentro das paredes estreitas de nossas casas. Quão importante é, nesta nova dimensão para que somos lançados, que o marido e a mulher saibam olhar-se nos olhos e conversar um com o outro, programando juntos as horas do dia, conscientes de que dentro das paredes da casa há uma bela presença que brota do seu relacionamento: Jesus. Porque este não é apenas um tempo de treino humano, mas também espiritual. É um tempo de pré-evangelização, nas casas e através das casas, como no tempo das primeiras comunidades cristãs, durante o qual o Senhor nos convida a reunirmo-nos como famílias, a rezarmos juntos, à volta de uma vela acesa, para nos lembrar que existe Alguém que nos mantém juntos e que, neste contexto de desorientação, nos quer bem. Um tempo que nos permitirá, depois, voltar a celebrar nas igrejas, mais conscientes e mais fortes da presença de Jesus nas nossas vidas quotidianas.
Para mim o que acho mais importante é a Igreja trazer-nos a casa as Eucaristias, Terços, Adorações Eucarísticas, e outros acontecimentos!
Antes, não me imaginava em casa, ajoelhada, de coração a bater bem acelerado e olhos postos na TV!
A Eucaristia quase diária que procurava nas igrejas vizinhas, vem a minha casa, e a saudade da Comunhão Sacramental faz-me Jesus bem presente no coração do corpo e da vida, em todos os momentos. E o que antes era impensável tornou-se uma ventura diária dentro da minha casinha. Os meus filhos e netos, mais próximos, levam-me a agarrar-me à cozinha e a ajeitar bem a mesa para que todos se possam sentir bem.
Claro que peço ao Senhor que acabe com o Covid 19, mas que deu para me ensinar muito, lá isso deu.
Deu a mim e a toda a gente.
Aprendemos muito mais com as dificuldades que nos surgem do que com as coisas boas que não nos abrigam a pensar como fazer para tudo dar certo!
Desculpem-me os meus desabafos, a partilha das minhas aprendizagens!
Muito boa noite… aprendendo a viver melhor!
Hermínia Nadais

Sem comentários: