quarta-feira, 7 de julho de 2021

CRISTO JESUS FOI ENVIADO ÀS OVELHAS PERDIDAS

 

Esta frase ou outra semelhante é ouvida inúmeras vezes pelos cristãos católicos ou universais!

Hoje, no Evangelho segundo São Mateus 10,1-7, Jesus envia os doze Apóstolos a proclamar que está próximo o Reino de Deus, depois de lhes ter dado os poderes que Ele mesmo tinha de curar as mais variadas doenças e enfermidades. Mas disse-lhes que se desviassem do caminho dos gentios e não entrassem na casa dos samaritanos, que fossem diretamente às ovelhas perdidas da Casa de Israel.

Hoje, a Casa de Israel, é a Igreja Católica, é o conjunto dos batizados que tão distanciados estão dos caminhos de Deus, na sua enorme maioria.

Ser Cristão é seguir as pegadas de Jesus Cristo. O Batismo é o princípio dessa caminhada, mas o fim é a nossa passagem deste mundo para a outra  vida que nos está prometida, a eternidade, que desejamos e tudo fazemos para que seja junto de Deus.

De Deus que se nos mostrou na Vida e obra do Seu Filho Jesus e nunca nos desampara, continua atrás das ovelhas perdidas da Casa de Israel e a chamar outras ovelhas para a mesma casa. O que Ele disse aos Discípulos no Evangelho de hoje, é o que nos diz em todos os momentos da vida!

“”Isaac da Estrela (?-c. 1171) monge cisterciense Sermão 35

Enviado às ovelhas perdidas

Cristo veio buscar a ovelha que se tinha perdido (cf Mt 18,12). Foi por ela que o Bom Pastor foi enviado no tempo, Ele que estava prometido desde sempre; foi por ela que nasceu e foi dado. Ela é única, escolhida entre os judeus e as nações [...], escolhida entre todas as nações, única no mistério, múltipla nas pessoas, múltipla pelo corpo segundo a natureza, única pelo espírito segundo a graça, em suma, uma única ovelha e uma multidão sem conta. Foi por isso que Aquele que veio buscar a única ovelha foi enviado «às ovelhas perdidas da casa de Israel» (Mt 15,24). [...] Ora, aquilo que o Pastor reconhece como seu «ninguém Lhe pode arrancar das mãos» (Jo 10,28), porque não se pode forçar o poder, enganar a sabedoria, destruir a caridade.

Por isso, Ele diz com segurança: «Daqueles que Me deste, Pai, não perdi nenhum» (Jo 17,12). [...] Ele foi enviado como verdade para os que andavam enganados, como caminho para os que andavam perdidos, como vida para os que estavam mortos, como sabedoria para os que eram loucos, como remédio para os doentes, como resgate para os cativos e como alimento para os que morriam de fome. Pode dizer-se portanto que, na pessoa de todos estes, Ele foi enviado «às ovelhas perdidas da casa de Israel», para que elas não se perdessem para sempre.””

Jesus mandou procurar as ovelhas perdidas porque ama as Suas ovelhas, ama-nos infinitamente e indefinidamente.

Mas… o que é amar?

Amar é gastar a vida pelo outro! É consumir-se pelo outro como vela acesa no altar! É doar-se ao outro, ainda que o outro não o mereça! É não esperar do outro qualquer forma de retribuição ou recompensa!

Será que é isto que estamos a fazer… ou a tentar fazer?

Se não é, tentemos viver assim, pois é isso que o Senhor nos pede!

Vivamos assim, confiantes, ou melhor, certos de que a nossa vida é um dom de Deus, e o futuro da nossa vida continua a ser um grande Dom de Deus!

Hermínia Nadais

Sem comentários: