sexta-feira, 9 de julho de 2021

JESUS, DEUS PAI JUNTO DE NÓS!

 Não sei muito bem como começar, mas… pelo princípio, Deus, que se deu a conhecer através de Jesus, e que muitas vezes, pela Sua Simplicidade, humildade, doação, entrega, acolhimento… no conseguimos identificá-Lo com Deus Pai que nos foi apresentado em crianças como severo e justiceiro.

Meu Deus! Quanto cuidado temos de ter em Te mostrar às crianças, e a todas as pessoas… que sempre têm um pouquinho de criança!

Como seria bom olharmos-Te, meu Deus, como um Pai carinhoso e bom, que não castiga ninguém, e se deixa que algum mal nos aconteça é para nos encaminhar para o melhor ou para nos dar o melhor de seguida. Apetecia-me falar nas Leituras Bíblicas de hoje em que José que foi vendido pelos irmãos para o Egito serviu para proteger a sua família da terrível fome que alastrou aquelas terras, onde só no Egito havia pão. Uma maravilha este acontecimento no que ele acabou.

Mas… quero partilhar este texto que é maravilhoso, se não vejamos:

“”Beato Columba Marmion (1858-1923) abade

«Cristo, modelo e fonte da santidade sacerdotal»

«Quem Me vê, vê o Pai»

«Sede perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito» (Mt 5,48). Por que motivo deve a nossa perfeição, a nossa santidade, reproduzir a santidade divina, que está a uma distância infinita da nossa fraqueza humana? A seguir, ser-nos-á dado o poder de conhecer o mistério desta vida divina? A resposta a esta dupla pergunta está nas seguintes palavras: devemos assemelhar-nos ao nosso Pai celeste porque somos seus filhos adotivos. E, para conhecermos a perfeição do Pai, basta-nos ir a Jesus Cristo.

Diz-nos São João: «Nunca ninguém viu a Deus» . Quer dizer que temos de desesperar de jamais O conhecer? Não, porque o discípulo acrescenta esta verdade luminosa: «O Filho Unigénito, que está no seio do Pai, é que O revelou» (Jo 1,18). Entusiasmado com esta revelação, São Paulo exclama: «Deus habita uma claridade inacessível» (1Tim 6,16); mas Ele, «que disse: das trevas brilhe a luz, brilhou nos nossos corações, para irradiar o conhecimento da glória de Deus, que resplandece na face de Cristo» (2Cor 4, 6). [...] Cristo é Deus colocado ao nosso alcance, com a forma humana. Após a Última Ceia, Filipe pediu a Jesus: «Senhor, mostra-nos o Pai» (Jo 14,8); e Nosso Senhor respondeu-lhe com uma frase solene, que contém a chave do mistério: «Quem Me vê, vê o Pai».

Assim, pois, em Jesus Cristo, tudo é uma revelação de Deus. [...] Aos pés de Jesus, aprendemos a conhecer as perfeições de Deus; é pela meditação das suas palavras e dos seus atos, dos seus sofrimentos e da sua morte, que penetramos os segredos da misericórdia infinita.””

Jesus é a revelação de Deus… se Jesus morreu por nós… que é o Deus que nos governa e tão bem nos quer?

Sem palavras, é como se fica quando nos fazemos a nós mesmos esta pergunta!

Senhor Jesus, Rosto e Ser do Pai junto de nós, ajuda-nos a fazer tudo o que pudermos para que o mundo seja, realmente, salvo, e o Teu Sacratíssimo Sangue que se venera neste mês não se perca.

Senhor, aumenta o nosso amor por Ti, Amém!

Hermínia Nadais

Sem comentários: