domingo, 4 de julho de 2021

QUE SABEDORIA É ESTA QUE LHE FOI DADA?

 

As leituras de hoje, 14º Domingo Comum, ano B,  são se fato encantadoras! Todas elas, mas o Evangelho, Mc 5, 21-43, está por demais!

Mas… as pessoas acham que Jesus sabe e faz muitas coisas, mas para eles não é o bastante, pois a Sua filiação não tem horarias especiais como eles pensavam viria a ter o Messias.

Assim, Jesus encontrou muita falta de fé na Sua terra e entre os Seus!

Ninguém imaginou a humildade imensa Desse Homem/Deus! Humildade difícil de perceber e ainda mais difícil de praticar!

“”São João XXIII (1881-1963) papa Diário da alma, 1901-1903

«Que sabedoria é esta que Lhe foi dada [...]? Não é Ele o carpinteiro?»

Sempre que penso no grande mistério da vida oculta e humilde de Jesus durante os seus primeiros trinta anos, o meu espírito fica ainda mais confundido e faltam-me as palavras. Ah! É bem evidente que, face a uma lição tão luminosa como esta, não só os julgamentos do mundo, mas também os juízos e a maneira de pensar de muitos eclesiásticos parecem completamente falsos e encontram-se no extremo oposto.

Da minha parte, confesso que ainda não sei o que isto seja. Da maneira como me conheço, parece-me que só tenho uma aparência de humildade e que do seu verdadeiro espírito, desse desejo de passar despercebido que tinha Jesus Cristo de Nazaré, apenas conheço o nome. E dizer que Jesus passou trinta anos de vida oculta e que era Deus, e era o resplendor da glória e a imagem fiel da substância do Pai (cf Heb 1,3), que veio salvar o mundo, e fez tudo isso para nos ensinar como é necessária a humildade e como é indispensável praticá-la! E eu, que sou tão grande pecador e tão miserável, não penso senão em me comprazer a mim próprio, em me comprazer nos sucessos que me valem um pouco de honra terrena; nem sequer posso conceber o pensamento mais santo sem que nele se imiscua a preocupação com a minha reputação face aos outros. [...] No fim de contas, só com grande esforço me consigo acostumar à ideia do verdadeiro apagamento pessoal, tal como Jesus Cristo o praticou e tal como mo ensina.””

Ao ler este texto maravilhoso de São João XXIII, Papa, penso em mim mesma, como sou e como deveria ser. No que penso e no que deveria pensar, e resta-me pedir perdão pelas minhas inúmeras fraquezas!

É certo que, dia a dia, vou descobrindo, devagarinho, coisinhas a corrigir, mas tão longe estou da verdadeira humildade,

Sinto-me mal quendo ninguém liga ao que faço, quando não vejo valorizado o meu trabalho, a minha preocupação, a minha doação, o carinho com que tento tratar toda a gente que comigo se vai cruzando nos caminhos da vida, sem sequer pensar um pouco no que Jesus passou por mim e me ensinou a fazer!

Tenho certeza de que cada ser humano é muito importante para o Senhor e para os restantes seres humanos, mas cada um ou uma de nós, diferentes entre si, têm o mesmo valor perante Deus, e só Ele nos dignifica a vida, conforme nos vamos, com a ajuda do Seu Santo Espírito, identificando minimamente com Ele.

Senhor! Não sei mais que diga! Faz-me humilde, Senhor, do jeito que Tu mesmo foste do que cada vez me veja mais longe!

Ajuda-me a ser humilde, a reconhecer que és Tu que me ajudas a ser como sou, pois por mim só de nada sou capaz!

Hermínia Nadais

Sem comentários: