sábado, 17 de julho de 2021

SINAIS E PRODÍGIOS!

 

Jesus dizia, e com razão, que sem sinais e prodígios não haveria quem acreditasse n’Ele! E tinha muita razão, pois Ele sabia melhor que tudo e que todos o que cada pessoa precisava!

Agora, pergunto, que sinais e prodígios poderá fazer a nossa Igreja,  a Igreja que Jesus nos deixou para que, de facto, comecem a acreditar no que diz e faz, pois cada vez as igrejinhas de pedra onde nos encontramos para estar juntos uns com os outros e com Jesus cada vez estão mais vazias!

É certo que há muita gente maravilhosa que não frequenta a igreja, mas, para quem gosta de participar nas cerimónias, orações que ali se fazem, sente-se um pouco frustrada. E dá para perguntar a si mesmo: Senhor, será que estou a ser o que Tu desejas de mim perante esta gente que parece não se interessar nada conTigo?

Claro que na resposta há sempre umas asneirinhas que andam por aí na vida de cada um, pois perfeito mesmo só Deus, e como é Misericordioso e bom, vela por todos nós, como formos, onde estejamos, a façamos o que fizermos!

“”São João Crisóstomo (c. 345-407)

presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja

Homilias sobre o evangelho de João, n.° 35

«Se não virdes sinais e prodígios, não acreditareis»

«Se não virdes sinais e prodígios, não acreditareis». O funcionário real parece não acreditar que Jesus tem o poder de ressuscitar os mortos: «Senhor, desce, antes que meu filho morra». Parece julgar que Jesus ignora a gravidade da doença do rapaz; é por isso que Jesus o censura, para lhe mostrar que os milagres se fazem sobretudo para ganhar e curar as almas. Assim, Jesus curou o pai, que estava tão doente no seu espírito quanto o filho estava doente no corpo, para nos ensinar que não devemos ligar-nos a Ele por causa dos milagres, mas pelos ensinamentos que os milagres confirmam. Pois Ele não opera milagres para os crentes, mas para os não crentes. […]

No regresso, o homem «acreditou, ele e todos os de sua casa»: pessoas que não viram nem escutaram Jesus […] acreditam nele. Que ensinamento devemos retirar disto? Que é preciso acreditar nele sem exigir milagres; que não devemos exigir a Deus provas do seu poder. Há muitas pessoas que mostram maior amor a Deus quando os filhos ou a mulher recebem algum alívio na doença; ora, mesmo que os nossos votos não sejam satisfeitos, é preciso perseverar na ação de graças e no louvor. Permaneçamos ligados a Deus, tanto na adversidade quanto na prosperidade.””

A nossa oração e confiança no Senhor deve ser permanente, e mais de ação de graças do que de pedido de graças, pois como nos conhece melhor do que nós, sabe muito bem do que necessitamos. E muitas vezes o que Lhe pedimos parece-nos o melhor, mas não é!

Se a vida fosse muito fácil perderia o seu grande valor!

Todos nós, todos, sem exceção, temos dificuldades, embora diferentes, mas não deixam de ser dificuldades, que só com muito amor a Deus e aos irmãos poderão ser bem resolvidas.

Não é a falta de dinheiro ou haveres que nos faz pobres, mas a falta de amor a Deus e aos irmãos. E rico, é o que confia no Senhor e tem o indispensável para viver, pois quando partirmos deste mundo lindo para o Pai não levaremos nada connosco, a não ser o Amor que tivermos espalhado nas nossas atitudes de todos os dias.

Boa noite e bom Domingo

Hermínia Nadais

Sem comentários: