quarta-feira, 21 de julho de 2021

AS SEMENTEIRAS DO SENHOR!

 

HOJE, que o dia está lindo, decidi olhar mais profundamente para o Evangelho do dia que nos fala da sementeira, da semente, e da terra onde cai!

Não me apetece escrever muito, até porque o tempo é pouco! Mas… a Semente é a Palavra de Deus, e a terra onde é semeada é  o coração humano, ou seja, cada um dos nossos corações… que nos dispomos a ouvir, ler, pensar, interiorizar, meditar… nas Palavras e atitudes que Jesus/Palavra de Deus Incarnada, nos deixou… e naquelas que foram ditas e escritas para preparar o povo para a Sua chegada a este mundo, o Seu Nascimento Carnal.

Claro que estou a referir-me ao Antigo e Novo Testamento, ou Primeiro e Segundo Testamento, que se completam mutuamente!

Já li inúmeras vezes este Texto Evangélico de São Mateus 13,1-9, já ouvi inúmeras homilias sobre ele e já pensei tanto que pensava que já estava bem… e surge-me este textozinho vindo de Evangelizo:

“”Isaac o Sírio (século VII) monge perto de Mossul

Discursos ascéticos, série 1, n.º 32

Cem por um

Da mesma forma que todo o poder das leis e dos mandamentos que Deus deu aos homens se realiza na pureza de coração, como disseram os Padres, assim também os modos e as formas pelas quais o homem reza a Deus se realizam na oração pura. Na verdade, o fim último dos gemidos, das prosternações, das súplicas, das lamentações e de todas as formas que a oração pode revestir é a oração pura. […] A reflexão deixa de ter algo que a sustente: nem oração, nem movimento, nem lamentação, nem poder, nem liberdade, nem súplica, nem desejo, nem prazer naquilo que espera nesta vida ou no mundo que há de vir; depois da oração pura, não há mais nenhuma forma de oração. […] Acima desse limite, já não é oração, é maravilhamento: a oração cessa e começa a contemplação. […]

A oração é a semente, a contemplação é a colheita. O semeador maravilha-se ao ver o inexprimível: como é que as sementinhas que lançou à terra deram espigas florescentes? A vista da colheita deixa-o estupefacto. […]

Do mesmo modo que só um homem em mil cumpre menos mal os mandamentos e as coisas da Lei, e consegue atingir a pureza da alma, assim também só um em mil é digno de atingir, com muita vigilância, a oração pura, de atravessar o limite e descobrir este mistério. Pois não é dado a muitos, mas a poucos, conhecer a oração pura.””

Sempre vi a Semente na Palavra de Deus! Faz muito tempo que sei que sem oração nada se consegue! E sei também que a oração tem que ser feita mais com o coração e mente do que com palavras… mas o que está escrito aqui… vai fazer-me muito bem ao espírito que sempre necessita de mais e mais.

Oxalá vos agrade como me está a agradar a mim!

Hermínia Nadais

Sem comentários: