domingo, 18 de julho de 2021

O INCOMENSURÁVEL VALOR DO BATISMO CRISTÃO

 

Sim! O Batismo cristão tem um valor incomensurável, que não  tem peso nem medida!

Normalmente as pessoas são batizadas em criança, e a maior parte delas, não sei se algum dia conseguirão o imenso valor do Batismo!

Faz pouco tempo que uma amiga minha queria receber o Sacramento do Matrimónio mas não era batizada. Então, numa Vigília Pascal, tive a graça de a ver receber os Sacramentos de iniciação cristã. O Batismo, a Eucaristia e a Crisma, pois o Sacramento da Penitência ou Confissão não precisou ser recebido no momento, pois o Batismo perdoa todos os pecados. Coisas maravilhosas que estão à nossa disposição e muitas vezes não sabemos aproveitá-las.

“”São Romano o Melodista (?-c. 560), compositor de hinos Cântico Os novos batizados, 1-5,19

A Quaresma, última preparação dos que serão batizados na Páscoa

Nós, os novos batizados, os filhos do batistério, que acabámos de receber a luz, damos-Te graças, Cristo Deus. Tu iluminaste-nos com a luz do teu rosto, Tu revestiste-nos com a veste que convém às tuas núpcias (Sl 4,7; Mt 22,11). Glória a Ti, glória a Ti, porque tal foi do teu agrado.

Quem dirá, quem mostrará ao primeiro homem criado, Adão, a beleza, o brilho, a dignidade dos seus filhos? Quem contará à infeliz Eva que os seus descendentes se tornaram reis, revestidos de uma veste de glória, e que com grande glória glorificam Aquele que os glorificou, brilhantes de corpo, de espírito e de veste? [...] E quem os exaltou? Foi, evidentemente, a sua ressurreição. Glória a Ti, glória a Ti, porque tal foi do teu agrado. [...]

Tu és brilhante e radioso, Adão. [...] Ao ver-te, o teu adversário definha e exclama: Quem é este que vejo? Não sei. O pó foi renovado (Gn 2,7), as cinzas foram divinizadas. O pobre doente foi convidado, foi refrescado, entrou e sentou-se à mesa, foi conduzido ao banquete e tem a audácia de comer e o desplante de beber Aquele que o criou. E quem Lho deu? Foi, evidentemente, a sua ressurreição. Glória a Ti, glória a Ti, porque tal foi do teu agrado.

Esqueceu as suas culpas antigas, não ostenta a menor cicatriz dos primeiros ferimentos. Abandonou os seus longos anos de paralisia na piscina, como o paralítico, e deixou de trazer o leito aos ombros, mas traz às costas a cruz daquele que teve piedade dele [...]. Outrora, o Amigo dos homens (Sab 1,6) lavou muitos homens nas águas, mas eles não brilharam assim; àqueles, porém, a ressurreição tornou-os luminosos. Glória a Ti, glória a Ti, porque tal foi do teu agrado. [...]

Eis-te recriado, novo batizado, eis-te renovado; não curves as costas ao peso dos pecados. Tu, que possuis a cruz como um cajado, apoia-te nela. Leva-a para a oração, leva-a para a mesa, leva-a para o leito, leva-a para todo o lado, como título de glória. [...] Grita aos demónios: ergo-me de cruz na mão, louvando a ressurreição. Glória a Ti, glória a Ti, porque tal foi do teu agrado.””

Claro que tudo isto foi do agrado do Senhor, que tudo fez e continua a fazer pelo bem-estar das Suas criaturas que somos todos nós!

Senhor Jesus, ajuda-nos a valorizar todos os Sacramentos que criastes para nos dar a Lu verdadeira que é  uma vida em Ti, do Teu agrado, seguindo as tuas instruções, os Teus doces e maravilhosos passos!

Que sempre sejas louvado! Amém!

Hermínia Nadais

Sem comentários: