terça-feira, 13 de julho de 2021

“VIVER A OBEDIÊNCIA DO FILHO”

 


Viver a obediência do Filho!

Viver a obediência do Filho é viver do jeito de Jesus que fez tudo quanto o Pai quis que fizesse, aliás, Ele e o Pai são um só, a vontade do Pai era, sem dúvida a vontade do Filho, enquanto Deus, porque enquanto homem, a sofrer no Seu Santíssimo Corpo como sofreu, claro que náo foi nada fácil para Ele como não o é para nós. o sofrimento custa muito, seja que sofrimento for, e  juntar ao enormíssimo sofrimento espiritual  tão horroroso sofrimento físico, só mesmo sendo o próprio Deus ou com a Sua ajuda se consegue.

Não tenho a menor dúvida!

Quem nos diz isto , que é preciso viver a obediência do Filho, são os Apóstolos, foi a vida de Jesus, é a vida de tantos santos e santas canonizados pela Igreja. Dizem-nos… das mais variadas situações, em frases, em comportamentos, em orações… a que devemos prestar a maior atenção, pois, ma caminhada da vida, é Jesus, Maria e os Santos que nos exemplificam o que devemos fazer, que nos vão mostrando o caminho!

“”Santa Catarina de Sena (1347-1380) terceira dominicana, doutora da Igreja, copadroeira da Europa  «Sobre a obediência», cap. 2, n.º 155

Viver a obediência do Filho

Ó obediência, que realizas a travessia sem dor e chegas sem perigo ao porto da salvação! Tu conformas-te com o Verbo, o meu Filho único; tu navegas na barca da Santa Cruz, disposta a tudo sofrer para não te afastares da obediência ao Verbo e não infringires a sua doutrina. Fizeste da Santa Cruz uma mesa, onde te alimentas de almas, inabalável no amor do próximo.

Penetrada de humildade, não cobiças o bem de outros fora da minha vontade. És inteiramente reta, sem desvios; tornas leal o coração, sem fingimento algum, e generoso o amor, isento de cálculos. Tu és uma aurora que anuncia a luz do amor divino! Tu és um sol que aquece, porque és sem cessar abrasada pela caridade! És tu que fazes germinar a terra, pois é por ti que todos os órgãos do corpo e todas as faculdades da alma produzem frutos de vida, para si próprio e para o próximo. Tu és toda encanto, porque a cólera nunca te perturba o rosto, que mantém inalterável a serenidade da força e a graça difundida pela paciência amável.

A tua longa perseverança torna-te grande! Tão grande que vais da Terra ao Céu, pois é por ti, e só por ti, que ele se abre. Tu és uma pérola escondida, desconhecida, pisada pelo mundo, e és a primeira a desprezar-te a ti própria e a colocar-te sob os pés de todos. Contudo, o teu poder é tão elevado que ninguém pode mandar em ti: estás livre da mortal servidão da sensualidade, que limita a tua dignidade; matando este inimigo com o ódio e o desprezo da vontade própria, reconquistaste a tua liberdade.””

Esta mais que maravilhoso texto, uma conversa do Pai com Santa Catarina de Sena, que ela escreveu com toda a certeza, para nos servir de testemunho do que Deus faz por nós!

Este texto leva-nos a valorizar a obediência a Deus, como Jesus fazia e estava bem impressa em Santa Catarina de Sena.

Senhor Jesus, que o Teu Santo Espírito nos dê os Seus Dons tão necessários para seguirmos o Teu caminho, Jesus, nesta nossa dolorosa e preocupante caminhada terrena, que, se  não fosse a Tua generosa e efetiva presença, nunca conseguiríamos levar a bom termo, ainda que com tantas quedas e ressurgimentos em que sempre nos dás a Tua maravilhosa e poderosa mão! Que sempre sejas louvado!

Hermínia Nadais


Sem comentários: