segunda-feira, 20 de setembro de 2021

OS NOSSOS ALICERCES!

 


Sim! Os nossos alicerces são os nossos saberes, o nosso querer, as nossas vontades, as nossas sensibilidades, o que realmente queremos ser na vida que nos foi dada!

Foi-nos dada para estar colocada, assente, em rocha firme, que não anda ao acaso, mas que sabe o que quer e luta pelo que sabe!

Não fomos criados para caminhar sobre a areia que escorrega a cada passo e nos faz cair a todo o momento… e nos custa muito a caminhar, a chegar onde queremos!

Gosto muito da praia, do sol, do mar, das ondas, e claro, das areias onde brincamos e nos deitamos ao sol, mas viver numa praia de areia, não! Não serve para nós… que temos de estar firmes na rocha para não cairmos quando não queremos nem fazer o que não gostamos!

“”Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208) bispo, teólogo, mártir

Contra as Heresias III, 24, 1-2

Assentar os alicerces sobre a rocha

A pregação da Igreja apresenta, sob todos os aspetos, uma solidez inabalável: permanece idêntica a si mesma e beneficia do testemunho dos profetas, dos apóstolos e de todos os seus discípulos, testemunho que engloba o começo, o meio e o fim, a totalidade do desígnio de Deus, infalivelmente ordenada para a salvação do homem e pedra angular da nossa fé. Por isso, preservamos cuidadosamente essa fé que recebemos da Igreja [...]. Com efeito, foi à Igreja que foi confiado o «dom de Deus» (Jo 4,10), assim como o sopro tinha sido confiado à primeira obra que Deus modelou, Adão (cf Gn 2,7), a fim de que todos os membros da Igreja possam dele participar e por ele ser vivificados. Nela é que foi depositada a comunhão com Cristo, isto é, o Espírito Santo, penhor do dom da incorruptibilidade, confirmação da nossa fé e escada para a nossa ascensão até Deus: «Na Igreja, Deus colocou apóstolos, profetas, doutores» e todos os outros, por ação do Espírito (1Cor 12,28.11).

Onde estiver a Igreja, está também o Espírito Santo; e onde está o Espírito de Deus, está também a Igreja e toda a graça. E o Espírito é Verdade (cf 1Jo 5,6). É por isso que aqueles que se excluem do Espírito deixam de se alimentar e de receber a vida no seio de sua Mãe, e de participar da fonte límpida que brota do corpo de Cristo (cf Jo 7,37); pelo contrário, «constroem para si cisternas quebradas» (Jr 2,13). [...] Tornando-se estrangeiros à verdade, é fatal que persistam no erro e sejam abalados por ele, que [...] não tenham nunca uma doutrina firmemente estabelecida, uma vez que preferem ser argumentadores de palavras a ser discípulos da verdade. Porque não se alicerçam na única rocha, mas na areia.””

Espírito Santo de Deus, Pai Filho e Espírito Santo , Deus uno e trino, protege o povo que tão amorosamente criaste para ser feliz! Não deixes que a liberdade de que nos dotaste nos leve a fazer o que não devemos, a afastar-nos de Ti, único Amor Perfeito de todas as vidas e que apenas espalhas compreensão, fraternidade, Amor!

Que sempre sejas louvado!

Hermínia Nadais


Sem comentários: