sábado, 11 de setembro de 2021

UMA LUTA PERMANENTE!

 

UMA LUTA PERMANENTE!

Isso… uma luta permanente… chama-se vida! Chama-se, não! É a vida! Cada vida é assim, uma luta permanente! Já no ventre da mãe, pois há vidas que não conseguem chegar a sair do ventre da mãe, saem já cadáveres! De qualquer forma, não compreendo, mas dá-me a perceber que já no ventre da mãe há luta, começa a luta!

Dá para pensar que depois que principia, a vida é uma luta, luta pela própria vida que nos prende a este mundo lindo onde fomos colocados, onde nascemos, e aí, sim, cada qual do seu jeito, mas começamos a lutar a sério! Sem nos darmos conta pela nossa pequenez, mas a aprendizagem que vamos fazendo, as correções que os pais nos vão ajudando a fazer, tudo isto é luta!

Eu não dei conta disto com o nascimento dos meus filhos, mas com o nascimento dos meus netos, em que via os pais a ajudá-los a crescer de todas as formas, com muito amor e carinho, com tudo quanto é cuidado atenção, correção, chamadas de atenção que levem â autocorreção, tudo isto eu vi, observei, e continuo a ver e observar.

Cinco netos, todos diferentes, cada um com seu jeito, seu querer, sua maneira de ser, todos queridos, respeitados, ajudados sem ferimentos, mas com os maiores cuidados!

Recordo os meus tempos de criança, que já naquele tempo longínquo foram muito idênticos aos que agora veja.

Os pais… a dada altura, não devem interferir na vida dos filhos a não ser para ajudar… e tratando-se da educação de netos, aí é que há que respeitar mesmo! Pais… são pais! Avós não podem ser pais!

Muitas vezes são chamados a ajudar seus filhos tomando conta dos netos em situações especiais, mas nada de se meter diretamente na educação deles!

Se há uns anos atrás eu tivesse os conhecimentos que hoje tenho, não sei como, mas muitas coisas teriam sido diferentes, pois eu nunca deixaria que ninguém ocupasse o meu lugar e de meu marido junto dos meus queridos filhos.

Pode não parecer, mas tiveram uma vida muito difícil tendo de aprender sós com a vida o que seus progenitores lhes poderiam ter ensinado, exemplificado, enfim!

Não era para aqui que eu queria ir, mas talvez a minha cabeça para aqui me encaminhasse! Tenho um orgulho muito grande de meus queridos filhos e seus familiares, tenho muito que agradecer ao Senhor por eles com quem tenho aprendido muito e vou continuar a aprender, nesta luta permanente da vida!

Deus tem Seus caminhos, Seus modos de ajudar, de estar presente a todas as vidas e a todas as suas lutas!

Que sempre seja louvado, adorado, querido, amado, servido!

Glória a vós, Senhor!

Hermínia Nadais

Sem comentários: