segunda-feira, 13 de setembro de 2021

MAS… QUANTOS LADOS TEM A VIDA?...

 


 Sinceramente! Fico baralhada!

Quando escolhi o tema para este blogue estava a pensar na vida mundana, o nosso mundo onde vivemos, e um género de vida que nos conseguisse levar mais além, uma vez que a morte é uma passagem, um princípio e não um fim de tudo!

Agora, passados tantos anos e com tantas aprendizagens, continuo a ver a vida por dois prismas diferentes, o simplesmente mundano e o espiritual, mas as formas de os viver são tão variáveis que me confundem.

Não me confundem a mim, eu sei o que quero e como quero atingir o que sei… mas não consigo discernir a melhor forma de levar alguém a pensar do meu jeito, ou melhor dito, a colocar o espiritual em primeiro lugar na vida!

Então… o “AMOR” verdadeiro antes e acima de tudo! E isso eu consigo enxergar num montão de pessoas que, embora batizadas, nem sequer frequentam as igrejas (porque acham que muitas pessoas que as frequentam, ou mesmo as orientam, refiro-me especificamente a alguns padres, não são pessoas corretas e coerentes, há uma enorme diferença entre a forma como falam e a forma como vivem, com as atitudes que tomam em muitas e diversas situações.)

Esta conversa surgiu-me hoje com uma pessoa amiga e maravilhosa, que se entrega a tudo e a todos sem reservas nem restrições, e não frequenta a igreja!

Fiquei perplexa e sem palavras para responder a algumas questões que me pôs!

De facto, a Igreja, agora com letra maiúscula porque já não estou a referir-me às igrejas de pedra que frequentamos para vivermos em comunidade o nosso ser cristão, mas à IGREJA FORMADA POR JESUS CRISTO E TODOS OS BATIZADOS UNIDOS A SI E ENTRE SI… que é SANTA porque Jesus é o SANTO dos SANTOS, e PECADORA porque os homens e mulheres porque é formada em união com Jesus são seres humanos e, consequentemente, pecadores e pecadoras!

Irmãos e irmãs muito queridos e queridas! Não desistamos das igrejas de pedra onde se juntam os membros da Igreja que é o Corpo Místico de Cristo, ou seja, Jesus Cristo e os homens e mulheres ungidos e lavados com o óleo e a água do Santo Batismo!

Claro que vão encontrar defeitos nessas pessoas, são humanas, mas Jesus Cristo é Divino, e por Ele e com Ele tudo subsiste!

Agora… isto é para mim e para os irmãos e irmãs que frequentam as igrejas de pedra, os nossos pontos de encontro chamados por nós de Casas de Deus, porque há lá um lugarzinho pequenino chamado Sacrário onde Jesus habita sobre a forma de Pão para olhar por nós, estar à nossa disposição para ser visitado e recebido como o mais importante alimento espiritual!

Tenho muitas saudades dos meus tempos de criança e juventude em que os Padres normalmente celebravam as Eucaristias de manhã, e antes de partirem para celebrarem a Eucaristia nas denominadas capelas, era como se chamavam nesse tempo, passavam pela Igreja Paroquial e distribuíam a Sagrada Comunhão aos presentes, às pessoas que diariamente A procuravam!

Ainda que me deitasse muito tarde, levantava-me cedo, pois não podia, de forma alguma, perder uma graça tão importante!

Tenho muitas saudades desses tempos, das igrejas cheias mesmo em dias de semana, e da compreensão entre as pessoas que não viviam para criticar, mas para aprender a viver cada vez melhor!

Que Deus nos ajude!

Hermínia Nadais

Sem comentários: