sexta-feira, 17 de setembro de 2021

NO SILÊNCIO DA VIDA!

 




NO SILÊNCIO DA VIDA!

Se a vida não tem silêncios, precisamos de os procurar no mais fundo do nosso coração, na quietude do tempo que passa devagarinho, na noite que vai chegando, no trabalho que se vai fazendo, nos olhares atentos a tudo quanto nos rodeia, nuvens, passarinhos, árvores, flores, animais!

Tudo é silêncio e beleza, em que nos é dado agradecer, louvar, bendizer o Senhor, muitas vezes sem palavras, mas com o doce ou amargo sentir do coração!

É do coração que sai o bem e o mal! Claro que as nossas fragilidades humanas nos levam a fazer algo de mal quando menos o queremos e menos o pensámos… e lá vamos nós  implorar a misericórdia do Senhor que nunca nos desampara!

Se estivermos bem atentos, podemos sentir o quanto nos ama e protege, o quanto nos ajuda a chegar onde desejamos, por Seu infinito Amor!

E o Amor infinito ajuda a nossa pequenez amorosa que em nada se compara com a Sua, mas é a que temos, a que podemos ter, com a que devemos tentar crescer e ajudar quem  nos rodeia!

“”Santa Teresa de Calcutá (1910-1997) fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade

Não há maior amor

«Passou a noite em oração a Deus»

Não conseguimos encontrar a Deus no barulho, na agitação. […] No silêncio, Deus escuta-nos e, no silêncio, fala à nossa alma. No silêncio, temos o privilégio de ouvir a sua voz.

Silêncio dos olhos.

Silêncio dos ouvidos.

Silêncio da boca.

Silêncio do espírito.

No silêncio do coração,

Deus falará.

Precisamos do silêncio do coração para ouvirmos a Deus em todo o lado — na porta que se fecha, numa pessoa que reclama a nossa presença, nos pássaros que cantam, nas flores e nos animais. Se estivermos atentos ao silêncio, não teremos dificuldade em orar. Há tanta tagarelice, coisas repetidas, coisas escusadas, naquilo que dizemos e escrevemos. A nossa vida de oração é afetada pelo facto de o nosso coração não estar em silêncio. Vou ter mais cuidado em manter o silêncio no meu coração, para, nesse silêncio, ouvir as suas palavras de conforto e, da plenitude do meu coração, consolar Jesus escondido no infortúnio dos pobres.””

Que maravilha de meditação! Quanto ensino nos dá! Quanto nos leva a procurar o ditoso silêncio que nos sacia a vida, nos acalma as dores, nos faz presentes a toda a gente que de nós necessitar através da oração que é sempre o melhor que podemos oferecer a toda a gente!

Senhor! Ensina-nos a fazer silêncio na vida, ensina-nos a orar no silêncio, a ver, a ouvir, a permanecer no Teu Amor e no Amor aos nossos irmãos, indefinidamente, por Ti!

Que sempre sejas louvado, querido, seguido, amado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: