sábado, 4 de setembro de 2021

TEXTO MARAVILHOSO!

 

É muito bom guardarmos um pouquinho de tempo para uma ainda que pequenina leitura diária! A leitura alimenta-nos a memória, a vontade, a sensibilidade, ensina-nos inúmeras coisas, explica-nos o que ainda não percebemos muito bem!

Foi o que me aconteceu hoje! Ao ler este pequeno texto… admirei-me com o comportamento do Santo, e só no fim percebi o quão correto ele estava!

De fato, estar com os irmãos, é estar com Cristo, pois temos de ver Cristo nos irmãos!

Temos muitas dificuldades em o conseguir sempre, e muitas vezes caímos em críticas que nem dá para perceber… numa pessoa que quer e tudo faz para seguir Jesus Cristo!

Tudo faz, digo eu… esquecida das terríveis teias de aranha que tanto nos incomodam os comportamentos necessários a uma vida coerente e justa.

“”São João Cassiano (c. 360-435) fundador de mosteiro em Marselha

Sermões

«Quereis vós obrigar a jejuar os companheiros do noivo enquanto o noivo está com eles?»

Tínhamos deixado a Síria e aproximávamo-nos da província do Egito, desejosos de aprender os princípios dos monges antigos, espantados com a grande cordialidade com que éramos recebidos. Contrariamente ao que nos tinham ensinado nos mosteiros da Palestina, ali não se observava a regra de se esperar o momento fixado para as refeições, mas, exceto à quarta e à sexta-feira, onde quer que fôssemos, quebravam o jejum. Um dos anciãos a quem perguntámos porque era que, entre eles, se omitiam frequentemente os jejuns quotidianos, respondeu-nos: «O jejum está sempre comigo, mas a vós, de quem vou despedir-me em breve, não poderei guardar-vos sempre comigo. E o jejum, embora útil e necessário, é um presente voluntário, ao passo que as obras de caridade são uma exigência absoluta do preceito. É por isso que, acolhendo em vós a Cristo, eu restabeleço os alimentos; depois de me ter despedido de vós, poderei compensar em mim, através de um jejum mais estrito, a cortesia que tive convosco em atenção a Cristo. Na verdade, os companheiros do noivo não podem jejuar enquanto o noivo está com eles; fá-lo-ão quando ele partir».””

Agora… percebi o que é não lavar as mãos… ou não jejuar quando se está com o esposo… é vermos Jesus Cristo nos irmãos… e fazer os sacrifícios quando estamos sozinhos.

Pois… não precisamos de dar nas vistas… como faziam os judeus!

Senhor Jesus, obrigada por tanto que nos ensinas pelas mãos dos nossos irmãos!

Que sempre sejas louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: