sábado, 25 de setembro de 2021

JESUS SOFREU E MORREU POR TODOS NÓS!

 

JESUS SOFREU E MORREU POR TODOS NÓS!

Quando penso no que Jesus sofreu por mim fico triste comigo e lembro demais as minhas fraquezas inúmeras e s meus inumeráveis defeitos.

E quando faço algo que reconheço errado fico triste por magoar Jesus. Mas, melhor do que eu Ele me conhece e tem misericórdia de mim. Mais do que eu O amo, Ele me ama a mim, pobre criatura! Agora, quando me surge um texto como o que se segue, nem sei muito bem o que pensar. Este Jesus, Este Deus, acaba por se tornar irreconhecível por um ser humano como eu! De facto, Ele, é somente AMOR, pois só um imenso Amor poderia fazer o que Ele fez e continua a fazer todos os dias, por toda a gente, sem olhar a quem!

“”São Pedro Crisólogo (c. 406-450) bispo de Ravena, doutor da Igreja Sermão 108; PL 52, 499

«Eles, porém, não compreendiam aquelas palavras»

Escutai o que o Senhor vos pede: «Se ignorais a minha divindade, reconhecei ao menos a minha humanidade. Vede em Mim o vosso corpo, os vossos membros, as vossas entranhas, os vossos ossos, o vosso sangue. Pois se o que pertence a Deus vos inspira temor, não vos agradará o que vos pertence a vós? [...] Mas talvez a enormidade da minha Paixão, da qual sois a causa, vos cubra de vergonha. Não temais. Esta cruz não foi mortal para Mim, mas para a morte. Estes pregos não Me penetram de dores, mas de um amor ainda mais profundo por vós. Estas feridas não provocam gemidos, mas fazem-vos entrar ainda mais no meu coração. O esquartejar do meu corpo abre-vos os meus braços como um refúgio, não aumenta o meu suplício. O meu sangue não foi perdido por Mim, foi guardado para vosso resgate (cf Mc 10,45).

Vinde, pois, voltai para Mim e reconhecei o vosso Pai, vendo que Ele vos paga o mal com o bem, os insultos com o amor, e tão grandes feridas com uma grande caridade».””

Isto… era o que pensava São Pedro Crisólogo! E de certeza não estava errado, pois o Corpo de Jesus morreu e Ressuscitou; a Sua Morte santíssima acontece de forma incruenta em todas as Eucaristias; Ele está sempre disposto a perdoar as ofensas que Lhe fazemos, assim queiramos ser perdoados; Ele entrega-se totalmente a nós na Sagrada Comunhão; Ele acompanha-nos em todos os momentos da vida, e mais quando temos dificuldades ou caímos nalguma tentação!

Por mais que pense e medite, sinto-O comigo de uma forma que não sei explicar, mas não consigo compreender a dimensão de Si Mesmo nem do Seu Amor! Porque dizemos que Deus, Pai, Filho e Espirito Santo, está no céu… se não há espaço que O possa conter?

Senhor, que acreditemos em Ti, que esperemos encontrar-Te um dia, vendo-Te como és, pois é a única forma de Te conhecer realmente!

Se fossemos capazes de ver a vida contigo deste jeito, não choraríamos tanto os nossos queridos falecidos porque mais do que nunca estão vivos junto de Ti.

E temer a  morte, porquê, se é a única forma de sermos realmente felizes contigo!

Loucura, Senhor! Talvez! Ajuda-nos a fazer sempre a Tua vontade nos dias que ainda temos para viver neste mundo lindo onde nos colocastes e nos velas!

Que sempre sejas louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: