domingo, 7 de novembro de 2021

ACABA A SEMANA DE ORAÇÃO PELOS SEMINÁRIOS!

 


A Semana de Oração acaba hoje, mas os nossos Seminários, onde se formam os Sacerdotes para nos servirem como Ministros do Senhor, continuam a sua tarefa habitual!

Ai cristãos e cristãs, temos muito que aprender!

Eu não estou a falar de cristãos batizados mas distanciados da nossa “casa comum” a que chamamos igreja, onde nos juntamos para Celebrar a Eucaristia e outras Celebrações, para receber os Sacramentos, para Adorar Jesus na Eucaristia, para tantas coisas!...

Estas igrejas, lugares de encontro de cristãos, que deveriam ser realmente lugares de encontro, estão a ser lugares de um vazio arrasador! Quando nas missas de sétimo dia, ainda se vão recheando de fiéis, mas em dias normais, tão pouca gente ali, é uma tristeza! E as pessoas que ali fazem alguns trabalhos parece que nem se dão conta do acontecido!

Faz muito tempo que poucas pessoas encontro da saída ou entrada, mas recordo os meus tempos de mais jovem em que tanta gente saía das igrejas a falar mal de tudo, do que viam, do que ouviam, da roupa que levavam vestida, do vizinho ou vizinha que frequentava a igreja e fazia tantas asneiras… sei lá que mais!

Será que agora ainda é assim? Ser cristão de verdade não é só ir às igrejas, mas viver segundo as Palavras e vida de Jesus exemplo de compreensão, aceitação, humildade, paciência, benignidade, bondade, retidão, recheado de AMOR pelos irmãos, principalmente pelos mais pobres e desprezados.

Agora, temos de olhar para nós mesmos e perguntar-nos: Que tipo de cristãos seremos nós? Só de ir às igrejas e criticar quem não vai, ou quem vai e por alguma razão não se gosta tanto? Vamos às igrejas para dar nas vistas pelo que lá fazemos?

Se assim é… estamos mais errados do que as pessoas que lá não vão… talvez, quem sabe, por causa das nossas más formas de ser e estar, das nossas atitudes que não condizem com a humildade e vivência cristã!

Quando se diz: “Católicos, voltem para casa!” A casa comum dos católicos é a igreja de pedra onde se reúnem!

Então, muito humildemente, digo! Perfeito não há ninguém, Jesus era perfeito e ainda assim mataram-n’O.

Os que vão às igrejas, não se sintam mais que os outros, rezem por eles! E os que não vão à igreja não critiquem as asneiras dos que vão, porque se vão às igrejas e ainda assim fazem asneiras, o que fariam se lá não fossem?

E repito a frase que tanto me encanta: “Católicos, voltem para casa!” A igreja, nossa casa comum, onde Jesus no Sacrário nos espera e onde tanta aprendizagem nos dá, e tanto carinho e ternura!

Será que nunca sentiste, gente amiga, a ternura de Deus dentro de uma igreja! Se a não sentiste lá, onde poderás senti-l’A!

Não podemos esquecer que a igreja é a casa comum dos cristãos católicos e o seu ponto de encontro e oração!

Continuemos a rezar pelos Seminários, pelos Sacerdotes, pelos Cristãos desviados das igrejas.

Os cristãos batizados unidos a Cristo formam a Igreja, de que as Pedras Vivas somos nós com a Graça de Deus!

Cristo Espera-nos! Não O deixemos só naquele Sacrário escondido!

Hermínia Nadais

 

2 comentários:

Rajani Rehana disse...

Fabulous blog

Hermínia Nadais disse...

Obrigada... o melhor do mundo e da vida