segunda-feira, 17 de outubro de 2022

INIMIGOS… MAS… QUEM SÃO OS NOSSOS INIMIGOS?!...

 


INIMIGOS… MAS… QUEM SÃO OS NOSSOS INIMIGOS?!...

A Parábola do Evangelho de hoje, São Lucas 12,13-21, questiona-nos profundamente a pensarmos no que somos, no que fazemos da nossa vida, e para o que fomos criados!

“O que preparaste para quem será?”- pergunta-nos Jesus!

O que temos junto, adquirido, neste mundo lindo onde Deus nos colocou… para quem será?

Para ti, para mim, para nós mesmos, não é de certeza, pois quando partirmos para a eternidade, para o que fomos criados, nada levaremos connosco a não ser a dedicação, a compreensão, a aceitação, o amor que tivermos dado a nossos irmãos, imagens de Deus junto de nós.

A solidão isola, destrói a pessoa humana! Não queiramos ser únicos, melhores e maiores que os outros, seja no que for, mas sermos uma pessoa entre todas as outras pessoas, todas criadas pelo mesmo Deus, filhas do mesmo Pai que quer para todos uma eternidade muito feliz junto d’Ele.

Não é mau ser materialmente rico, mas temos que descobrir como ajudar os irmãos mais necessitados com as riquezas materiais que temos.

Tudo nos foi dado por Deus. A própria Fé, é Deus que no-la concede.

Tudo quanto temos e somos, foi, e é-nos dado por Deus em todos os segundos da nossa vida.

Amemos, ajudemos, unamo-nos a toda a gente, de quem gostamos… mais… ou menos… melhores ou piores pessoas, que gostem de nós ou nos façam sofrer com a sua forma de ser e estar, pois, quando se fala na derrota dos nossos inimigos, os nossos “inimigos” não são seres humanos, mas as nossas más inclinações, os nossos defeitos, as nossas más atitudes a que chamamos “pecados”.

Tudo isso, tudo isto é que teremos de considerar inimigos a derrotar em todos os décimos de segundo da nossa vida, para sermos, realmente, o mais e melhor que pudermos e soubermos, o que Deus quer de cada um ou uma de nós.

Claro que tudo isto é difícil, leva muito tempo a conseguir um pouquinho só, exige muitos cuidados e atenções em todos os momentos e a todas as nossas atitudes.

Com tantos anos que já passei, integrada na Igreja porque batizada, o mais possível ligada à Igreja e a trabalhar com e por Ela, só há pouco tempo consegui interiorizar estas verdades tão grandes e dignificantes… que nos tornam sempre pessoas tão pequeninas, porque conscientes da nossa pequenez e distantes de as cumprir como devemos.

E cada dia que passa, sinto que algo de novo estou a descobrir.

Este, de facto, é o verdadeiro crescimento na vida que devemos partilhar com muita humildade e amor para podermos fazer, bem unidos entre nós e ao Senhor, uma verdadeira Caminhada Sinodal que tanto nos está a ser pedida e tão necessária se apresenta para o bem espiritual e físico de todos nós!

Que Deus nos ajude e sempre seja louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: