segunda-feira, 3 de outubro de 2022

A COMPAIXÃO DO SAMARITANO

 


A COMPAIXÃO DO SAMARITANO

Seguir Jesus não é uma intenção, mas uma ação, uma atitude. É ter compaixão de toda a gente, de todos os nossos irmãos, principalmente dos que mais precisarem, os desconhecidos, os abandonados, os excluídos da sociedade.

Não há compaixão sem Amor.

Amar, é ser fiéis ao Evangelho, a verdade absoluta porque Palavra de Deus e vida de Jesus, a Palavra e exemplo que Jesus nos deixou e a Igreja nos vai ensinando sem cessar.

Como batizados, integramos o Corpo Místico de Cristo, a Igreja. Não nos envergonhemos da Igreja que somos!

Na Parábola, antes do Bom Samaritano, surgem duas pessoas junto do homem maltratado que não lhe prestaram qualquer atenção, um sacerdote e um levita, de que pouco ou nada se fala. Os nomes sacerdote e levita indicam que trabalhavam no templo, e como tal, não deveriam tocar em nada de errado para não ficarem manchados e puderem executar, no templo, o seu trabalho.

Ainda hoje há leis que nos afastam de auxiliar como devemos uns aos outros, temos de as saber distinguir muito bem, e obedecer mais a Deus do que aos homens! Se Deus nos manda amar e ser compassivos, sejamo-lo, ainda que contra as leis humanas.

O Bom Samaritano, era da Samaria, uma terra adversa a Israel! Um homem sem nome que teve compaixão de outro homem também sem nome, roubado, magoado, caído na rua!

Esta é a imagem perfeita do que devemos ser como membros do Corpo Místico de Cristo neste mundo lindo onde fomos colocados.

Gostar e amar os familiares e amigos e quem gosta de nós é o que, normalmente, toda a gente, mais ou menos, faz. Mas o importante é o que Deus quer e nos vai pedindo todos os dias, é que amemos e sejamos compassivos, incondicionalmente, para com toda a gente, principalmente para com quem mais precisar.

O Amor é Universal! É para toda a gente! É  inimigo das guerras e de todo o mal praticado no mundo.

Respeitemo-nos mutuamente! Cada qual é como é! E o íntimo da cada ser só Deus o sabe! E se Ele, Deus/Jesus nos manda amar incondicionalmente, indiferentemente, a todas as pessoas, é por isso mesmo.

‘Não julgues, ama,’ é o que Deus nos diz em todos os segundos que nos vai concedendo!

Quem somos nós para julgar os outros, se nem a nós mesmo reconhecemos como devemos e tantas vezes fazemos o que não queremos?!

Sejamos humildes, compreensivos, atentos, amorosos para com toda a gente!

Não andemos à procura do nosso próximo, façamo-nos próximos de quem quer que seja!

É a compaixão que nos faz próximos de cada ser humano!

Senhor! Ajuda-nos! Pois, sós, nada conseguiremos! Amém!

Hermínia Nadais

Sem comentários: