sábado, 22 de outubro de 2022

“SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS”

 


“SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS”

Estas são as palavras com que o Papa Francisco inicia a mensagem para o Dia Mundial das Missões, a acontecer amanhã, penúltimo Domingo de Outubro, dia 23!

Estas palavras de Jesus estendem-se a todos os batizados, convidados a testemunhar as Palavras e gestos de Jesus bem expressos nas suas vidas!

Numa época em que tanto se fala de sinodalidade e se vai aprendendo, aos pouquinhos, a viver numa caminhada sinodal, mais do que nunca o testemunho missionário é de todos e cada um de nós, cada qual no seu meio ambiente específico e no seu modo de ser, de estar, de viver a vida!

O tempo em que o anúncio de Jesus Cristo era próprio para os Padres e Bispos, acabou. É certo que eles, mais do que ninguém, ou melhor dito, de uma maneira específica, são anunciadores de Jesus com as suas palavras e vida dedicada a encaminhar as pessoas dentro da Igreja nas localidades, Dioceses, Paróquias ou Instituições onde estiverem inseridos! Eles, pelo anúncio, forma de vida, administração dos Sacramentos principalmente da Reconciliação e Celebração da Eucaristia são, de facto, os sinais visíveis de Jesus no meio de nós! Mas, missionários nos nossos ambientes, somos todos nós, que mais do que nunca nos devemos unir aos sacerdotes e religiosos! Eles precisam de alguém que os ajude nas suas tão delicadas e urgentes tarefas, e nós não somos nada sem eles. Todos, unidos a Jesus, formamos o Corpo Místico de Cristo, e tal como um corpo necessita de todos os membros para fazer o que deve, o Corpo Místico de Jesus Cristo, a Igreja, precisa do todos os batizados para levar Jesus ao maior número de pessoas possível! Pessoas que são muito amadas e queridas por Jesus, tal como a ovelha tresmalhada do rebanho que Ele procurou e carregou alegremente nos Seus ombros, mas que desconhecem esta realidade e tão grande mistério!

Senhor Jesus, ajuda-nos a ser o que queres que sejamos para Tua maior glória e felicidade de todos os homens e mulheres, principalmente os mais desviados de Ti que são os que mais procuras!

“QUE O AMOR SEJA AMADO” – dizia alguém!

E nós devemos repetir muitas vezes!

Que o Vosso Santo Espírito, Pai do Céu e Jesus, nos encoraje, ensine, nos ajude a ver a verdadeira verdade e encaminhe para a vivência do verdadeiro Amor que só em Vós poderá encontrar-Se, pois só assim poderemos ser “Testemunhas… como quereis que sejamos!

Que assim seja!

 

Hermínia Nadais  

Sem comentários: