domingo, 4 de junho de 2023

DESTRUIR VENENOS QUE MATAM


DESTRUIR VENENOS QUE MATAM!...

Num dia tão importante como o de hoje, dia da Santíssima Trindade, o tema escolhido pode não parecer muito bem, mas… sabe-se lá porque me saiu isto.

Destruir venenos! Mas que venenos??? Não são aqueles venenos chamados pesticidas, são bem maiores e piores!

Hoje, uma conversa durante o almoço deixou-me a pensar muito! Por demais, mesmo!

Depois de um sábado cansativo e um início de domingo também, acabei as minhas arrumações e fui fazer o que tinha combinado com o meu Senhor… que não correu lá muito bem, o sono era demais. Quando fui ao meu livro de meditações onde vou todos os dias faz tempo, e não sei porque razão, veio ao encontro do que se tinha conversado no almoço.

Fala-se muito em pessoas que não trabalham e vivem dos pequenos apoios sociais. Misérias, pois são uma pequenina percentagem de tudo quanto o Estado gasta com tudo o que tem ao seu cuidado. Mas… esse pouco acaba por ser pouco menos do que os salários de todas as horas de trabalho mal pago, porque a enorme maioria dos patrões só pensa em juntar riquezas (esquecidos de que, quando morrerem, vão de mãos vazias), mas quando a ganância é incompreendida as asneiras aumentam e quem paga são sempre os mais pobres e desprotegidos.  

Mas a questão foi mais longe, e acabámos por recordar as reformas chorudas, de muitos milhares de euros, e essas é que dão cabo dos cofres do Estado.

E pergunto-me, porquê?... Eu, que fui professora do primeiro ciclo, tenho uma reforma que é muito boa, por o que oiço falar aos meus familiares professores na atualidade, estão muito mais mal pagos do que eu estive e estou. Mas isso… o Estado e os grandes do País não conseguem ver!

Comparar a minha reforma com a de tanta gente amiga, não faz sentido nenhum.

E mesmo as pessoas atingidas por essas míseras reformas dizem-me que o que há a fazer… cada um tem a reforma conforme o que ganhava durante o seu tempo de trabalho.

Eu já não acho muito bem uns ordenados altíssimos outros miseráveis, porque, embora haja muito diferença no que faz uma pessoa com formação académica elevada e um simples varredor de ruas, se não houvesse o varredor de ruas que limparia as ruas em que todos vagueamos?

Que haja diferenças nos salários, sim. Mas tão extravagantes, não! Somos todos pessoas a precisar umas das outras e a necessitar de viver com dignidade.

Porque não se arranjam salários mínimos dignificantes… e tetos para reformas??? Há países que os têm, crescem, e as pessoas vivem bem felizes. Não há a diferença de classes que existe por aqui.

Uma tristeza!

Se todos somos humanos, não somos uns mais do que outros! Se todos formamos uma família humana, todos somos necessários nessa família e devemos ser tratados como tal!

Esquecemos que… temos muitos órgãos no nosso corpo… e se um dos mais pequeninos adoece, todo o corpo sofre… e muitas vezes a doença não tem cura… e foi num órgão pequenino!

Há que “destruir… venenos que matam!...”

O egoísmo, a mania das facilidades e grandezas sem pensar no próximo que não tem o mínimo necessário, mão leva a lado nenhum.

É este veneno… que mata a sociedade! É este veneno que temos de destruir, em nós e em quem connosco convive! E o mundo será mais humano, fraterno, solidário, justo! Metamos isto nas nossas cabeças e nas nossas vidas, na nossa forma de ser e de estar, na forma como vivemos e colaboramos com quem nos rodeia.

Neste dia especial da Santíssima Trindade, um Deus uno e trino, Deus Amor, compreensão, aceitação, igualdade, fraternidade.

as três Pessoas da Santíssima Trindade são diferentes entre Si como nós, humanos, somos diferentes entre nós, mas iguais em união, fraternidade, amor!

Sejamos fraternos! Não queiramos grandes dinheiros ao lado de quase pequenos pedintes.

Que os nossos Governantes abram os olhos à verdadeira verdade humana, em que todos, sem exceção, terminamos a nossa vida neste mundo de mãos vazias. O que mais nos interessa é o coração cheio, bem recheado de solidariedade, fraternidade, caridade/amor.

Que a SantíssimaTrindade nos proteja e ajude a "destruir venenos que matam" o que temos de mais importante na vida, o verdadeiro Amor/Caridade!

Hermínia Nadais 


 

Sem comentários: