sexta-feira, 9 de junho de 2023

DO EGOÍSMO AO AMOR!

 

DO EGOÍSMO AO AMOR!

Tentar sair do egoísmo e praticar o verdadeiro Amor é uma tarefa muito árdua que começa ao nascer e vai até ao fim desta vida.

É uma enorme caminhada!

Esta forma de caminhar na vida leva a uma nova forma de ser. E é uma mudança ou conversão pedida a toda a gente, de qualquer raça, condição, credo ou cor. Criados à imagem e semelhança de Deus, é para Deus que nos devemos encaminhar.

Quando se diz que o primeiro homem pecou – o seu pecado foi querer deixar de ser semelhante e tornar-se tal como Deus.

O “eu” do homem queria tornar-se igual a Deus, e a partir daí o ser humano nasce pecador e propenso ao pecado, ou seja, à troca do Amor pelo egoísmo, a retirar a Deus o devido lugar na sua vida e a dar ao seu  “eu” pessoal a maior importância.

Claro que não fomos criados para isto que o homem queria e continua a querer, mas, para sermos, com Deus… e não… sermos como Deus, porque isso nunca seremos, mas sempre Suas criaturas, criaturas de Deus.

Para levantar o homem desta sua tremenda queda, surgiram Patriarcas, Profetas… e Jesus, Palavra de Deus Humanizada, que por Exemplo e Palavras, veio ensinar o homem a trocar o seu egoísmo pelo verdadeiro Amor, a converter o egoísmo ao Amor – Deus, que é o que Deus quer para nós, AMOR, porque Deus é somente Amor.

E Jesus morreu por nós, para que este nosso imenso pecado de nos querermos ‘deuses’ fosse perdoado e nos fosse aberto de par em par o caminho para a verdadeira liberdade do Amor – Deus.

Somos cristãos pelo Batismo, mas em nada somos maiores do que os demais, porque o Amor/ Deus, está no coração de toda a gente.

Mas… acariciados com este dom de cristãos, membros do Corpo Místico de Cristo, a nossa obrigação é mostrar Cristo a toda a gente que O não conhece, na nossa forma de dizer, de ser, de estar, de fazer, de amar.

Esta é a maior catequese que deve ser feita, a começar pelo catequisar os próprios cristãos, tantos deles afastados deste caminho de Amor pela falta de conhecimentos adequados e pelos seus egoísmos exagerados.

Quando os cristãos todos compreenderem a sua verdadeira missão de levar Jesus Cristo aos outros, de Evangelizar a restante humanidade, o mundo começará a melhorar como Deus quer e o homem necessita.

Que o Santíssimo Corpo de Cristo, que ontem solenemente celebramos, seja o nosso alimento, e o Seu Divino Espírito a nossa Fortaleza.

E nós, não desprezemos nunca homem algum, homem ou mulher, porque todos, indiferentemente do que quer que sejamos ou façamos, somos “criaturas de Deus”!

Hermínia Nadais

Sem comentários: