sábado, 10 de junho de 2023

CRIANÇAS…

 


CRIANÇAS…

“Se não vos fizerdes como crianças…” o princípio de uma maravilhosa frase de Jesus!

Mas… crianças… somos nós a vida inteira.

O importante será mesmo que nos reconheçamos como tal! E o interessante é que, quanto mais a idade avança, (eu… só posso falar por mim…) mais me sinto uma criança.

Insegura… porque as forças falham a qualquer hora; a aprender… pois em cada instante me aparecem coisas novas de que nunca ouvi falar… ou a que nunca dei a devida atenção; a precisar de ajuda… pois não consigo fazer o que acho certo, e se alguém não me ajuda, é uma insatisfação muito grande; e eu… ainda me vou mexendo muito bem, graças ao bom Deus, que lá sabe porquê.

Crianças são lindas, amorosas, carinhosas, verdadeiras, que dizem o que pensam, o que querem, o que lhes agrada… e tentam fazer o que fazem os adultos, daí ter de haver muito cuidado com os nossos comportamentos na frente das crianças.

E volto às minhas experiências de idade mais madura. Junto de meus filhos e netos, sinto-me uma “pequenina” aprendiz, uma criança. Quantas coisas maravilhosas tenho aprendido com eles e elas… no modo de cozinhar, de arrumar, de ver o que se vai passando no mundo… que eles relatam tão bem… e a mim me passa despercebido!...

Eu nunca seria como sou se não aprendesse com eles… e com toda a gente… como fazem as crianças!

Quando pensamos que sabemos muito… somos os maiores ignorantes!

Então… que tenhamos comportamentos que levem alguém a aprender com a nossa experiência de vida… mas com muita humildade, consideração e amor, aprendamos com os outros aquilo que ainda não sabemos… e seremos… de facto, bem adultos… mas eternamente crianças!

Que assim seja!

Hermínia Nadais

Sem comentários: