quarta-feira, 14 de junho de 2023

O CRESCIMENTO HUMANO

 


O CRESCIMENTO HUMANO

O crescimento humano não é o nosso crescer corporal, mas o crescer para nós mesmos, para Deus e para os irmãos até terminarmos esta vida mortal e chegar o momento da partida para a eternidade. Neste contexto, o sítio onde cada um nasce tem muito a ver com o que cada um poderá vir a ser no seu crescimento normal, corporal e espiritual.

Escutar a Palavra de Deus é uma enorme graça que Deus nos concede, pois tem o poder de converter e humanizar os nossos corações levando-nos à prática da paz e da justiça.

A relação connosco próprios será mais íntima, mais profunda, mais verdadeira conhecendo-nos melhor tal qual somos, o que aumenta o amor a Deus e aos irmãos numa maior dedicação, escuta, fraternidade, harmonia.

Quando Jesus esteve no mundo não disse que ia mudar a Lei que havia nesse tempo, a Lei de Moisés, mas completá-la no coração de cada homem ou mulher a quem essa Lei, a Lei do Amor, se destinava.

Fazer a vontade de Deus, deixar tudo para O seguir não é propriamente ir para o Sacerdócio ou Vida Religiosa Consagrada. Não!

Deixar tudo para seguir a vontade de Deus é conseguir discernir o caminho a seguir de entre tudo quanto temos pela frente. É colocar Deus em primeiro lugar, e esse colocar Deus em primeiro lugar exige de cada ser amor, aceitação, ajuda, presença, ternura, fraternidade incondicional para quem connosco se cruze no decorrer dos segundos, o que faz com que coloquemos os outros na frente de nós mesmos.

Parece mentira, mas não é. Não gosto de escrever a brincar. Tudo o que escrevo sai-me do mais profundo do coração. E ainda que meus olhos vertam lágrimas, o que me é muito difícil, a felicidade abunda por aqui.

Mesmo no meio de muitas asneiras que vou fazendo, o viver com Deus e os irmãos é a maior felicidade que se possa imaginar, até as próprias lágrimas são sempre de alegria e consolação.

Por tanto crescimento humano que nos concede… que Deus seja louvado!

Hermínia Nadais

Sem comentários: