sábado, 4 de novembro de 2023

AH! E DE NOVO… A ÁRVORE!...

 


 AH! E DE NOVO… A ÁRVORE!...

Não me sai do pensamento a árvore daquele recreio escolar onde tantos e tantas de nós aprendemos a ler, escrever, contar… a ser!
Uma árvore como qualquer outra, mas que me está a chamar à atenção para inúmeras verdades!  

Estamos num final de semana em que, como nos outros finais de semana, nos são postas à consideração, estudo e interiorização, para vivência de coisas novas… várias leituras! Mas Essas Leituras são especiais… pois quanto mais as lermos e interiorizarmos mais nos dizem. Pensar que as oiço desde criança e que ainda não deixaram de me ensinar, é algo de fabuloso!

Uma árvore… tem uma raiz! Comparo a maravilhosa árvore à Igreja que somos todos nós, e a raiz da Igreja é Jesus Cristo. A Igreja começou pequenina como uma árvore!

No batismo do Rio Jordão Deus Pai veio dizer que Jesus é o Seu Filho muito amado, para O seguirmos!

 Seguirmos, ouvirmos, escutarmos, olharmos com os olhos do coração!

Para O seguir mais de perto escolheu doze Apóstolos… que se foram multiplicando ao longo do tempo, e crescendo cada qual do seu jeito… tal como os ramos daquela árvore que, cheiinhos de folhas… vão dando tanta frescura nos calores do verão e acolhendo passarinhos nos seus ramos!

A Igreja também cresce, e acolhe quem se lhe quer juntar! Todos os seus membros vão crescendo dia a dia, em atitudes de doação, atenção, amor, misericórdia!

E tal como os ramos da árvore se alimentam pela raiz, os membros da Igreja alimentam-se em Jesus Cristo, no sorver das Suas Palavras e d’Ele próprio, escondido naquelas gotinhas de Vinho e naquele pequeníssimo Pão… a repartir!   

Aquela árvore tem períodos desnudados, sem folhas, tal como a Igreja tem períodos de desânimo, de carência de cristãos dentro das suas casas, as igrejas onde nos unimos para rezar, meditar, celebrar… mas de novo rejuvenesce e cresce, e as igrejas voltam a encher-se e a fazer festa! 

Loucura a minha! Onde a minha cabeça foi ter… parar…

Como tudo é de Deus, de uma ou outra forma, tudo nos fala d’Ele! 

Boa noite e bom domingo para todos!

Hermínia Nadais

2023/11/04

Sem comentários: