domingo, 19 de novembro de 2023

TANTOS… TALENTOS!...

 


TANTOS… TALENTOS!...

Ler textos explicativos sem conta…. e ouvir tantas Homilias… ajudou-me por demais a descobrir, realmente, o que são os verdadeiros talentos e a forma como os desenvolver no decorrer dos segundos!

Talentos, “Graças” enormes que Deus concede a todos os seres humanos, que, diferentes entre si, tão bem se podem complementar se cada um conseguir descobrir, na realidade, a imensa grandeza que Deus lhe concedeu, de quem são, de como são, e do que podem fazer para seu próprio bem e para o bem de toda a humanidade!

No decorrer da vida, no meio de tantas asneiras feitas, tantos talentos vamos descobrindo, valorizando, acrescentado, colocando ao serviço de quem connosco convive!...

É um sorriso que se dá, uma palavra que se diz… ou não diz… um gesto carinhoso, uma oração a pedir ajuda para… ou a agradecer a graça de… uma partilha de algo que temos intelectual, moral, espiritual, material… certos de que nada é nosso, tudo quanto temos e somos, é pura dádiva de Deus!

As pessoas que connosco convivem são enormes dádiva de Deus para nós!  

Tantas vezes nos enriquecemos aprendendo com elas coisas novas, novas maneiras de ser e de agir, de aprender e de repartir, de enriquecer tantas pobrezas e de repartir tantos talentos...

Este foi um Domingo recheado de maravilhas… formas de alterar a nossa maneira de ver, de ser, de viver, de nos entregarmos aos irmãos, de olharmos carinhosamente os irmãos, de descobrirmos que mesmo as más respostas que nos dão e as más perguntas que nos fazem… que aparentemente nos fazem sofrer… são uma forma de exercitarmos a nossa paciência, a nossa maneira de ser e estar, de nos olharmos mais a sério, intimamente, para nos autodescobrirmos e encontrarmos melhores caminhos de vida!

Tantas fraquezas, meu Deus!... As fraquezas materiais vemo-las mais rapidamente… mas as fraquezas interiores são muito mais difíceis de ver, nos outros e em nós, o que nos leva a criticar tantas vezes quem não devíamos e a arrumar-nos de quem, talvez, com uns pequenos gestos e palavras nossas, pudesse mudar de atitudes!

Quer queiramos ou não, somos responsáveis uns pelos outros, pelo que não podemos ficar indiferentes a nada que vejamos, mas a procurar novas formas de nos ajudarmos mutuamente, tal como Deus quer, sem medo e com coragem e dedicação!

Lembremos muitas vezes as frases do Papa Francisco, o maior responsável de Deus junto de nós – “Não sejamos administradores de medos, mas empreendedores de sonhos!”

Boa semana bem recheada de sonhos!

Hermínia Nadais

Sem comentários: