sábado, 18 de novembro de 2023

NUNCA AFASTES DE ALGUM POBRE…

 


NUNCA AFASTES DE ALGUM POBRE…

“ Nunca afastes de algum pobre o teu olhar!” Diz-nos o Papa Francisco para este 7º Dia Mundial dos Pobres!

Francisco foi buscar a frase ao Livro de Tobias, do Antigo ou Primeiro Testamento!”

Pobres… sempre os houve e sempre os haverá! Pobres, pessoas com as mais variadas dificuldades económicas a necessitar de ajuda para puderem viver com o mínimo indispensável.

Claro que devemos fazer tudo o que podermos para ajudar estas pessoas, indiferentemente de raça, credo ou cor, pois todas são filhas do mesmo Deus que ama a cada qual tal como é e mais ainda aos que mais necessitarem de ajuda!

Mas… neste Dia Mundial dos Pobres, temos de nos lembrar daquelas pobrezas encobertas que não têm nada a ver com nenhumas dificuldades económicas, e são do pior que pode haver.

As dificuldades económicas ainda podem ser superadas… ou o máximo que podem fazer é causar doenças ou mortes prematuras!...

Mortes!... passagens desta para a outra vida para a qual todos fomos criados… e desejamos que seja muito feliz junto do Senhor!

Pobres, orgulhosos, portentosos, sem autoconhecimento, sem educação académica ou outra que os tornem capazes de se encaminharem numa vida digna e dignificante, a viver sós e sem apoio de ninguém, desiludidos com os acontecimentos mais variados, sem paz, sem calor humano, sem amor verdadeiro…

Tantas pobrezas, muito mais difíceis do que aquelas a quem uma qualquer oferta de bens materiais pode ajudar… e a que devemos esforçar-nos por deitar a mão… pois se o não fizermos o mundo não será nunca o que deve, um imensa Casa Comum onde a fraternidade seja uma constante!

Esta é uma boa forma de pormos a render os talentos que o Senhor nos deu!

Para que nos sintamos bem no decorrer do tempo, escutemos bem no mais íntimo do nosso coração para levar a cabo nas nossas atitudes de todos os dias:

“ Nunca afastes de algum pobre o teu olhar!”

Que assim seja!

Hermínia Nadais

Sem comentários: