sexta-feira, 16 de maio de 2014

O DOM DA FORTALEZA



O Tempo Pascal, com o acolhimento e meditação de tudo quanto os apóstolos  fizeram a bem da evangelização e os primeiros cristãos viveram, é um tempo de ressuscitar com Jesus Cristo para uma verdadeira vida na graça de Deus, o que só se consegue com a força do Espírito Santo.

O Espírito Santo, com todos os Seus admiráveis dons, dos quais o Dom da Fortaleza é mais que imprescindível,

faz reviver a Igreja.

O Espírito Santo é a Alma da Igreja. A Igreja não pode compreender-se sem o Espírito Santo. São os Dons do Espírito Santo que nos ajudam a compreender e viver a Palavra de Deus, a semente que Deus vai semeando todos os dias nos nossos corações. Mesmo que na aridez do nosso coração consigamos acolher a semente, sem a ação do Espírito Santo corremos o risco de não a deixar frutificar. Precisamos que o Espírito Santo, pelo dom da Fortaleza, liberte o nosso coração do torpor, das incertezas e de todos os medos que não nos deixem colocar em prática a Palavra do Senhor, de modo autêntico, comunicativo e alegre.

Foi o dom da Fortaleza que levou tantos homens e mulheres a serem reconhecidos na sua santidade pela prática de atos heróicos, e leva tantos homens e mulheres anónimos para o mundo a viver com heroicidade em todos os grandes ou pequenos momentos da vida.

O “tudo posso n’Aquele que me conforta” que São Paulo tão bem afirmou e viveu, é realíssimo. Quando a vida se torna mais penosa e não podemos fazer o que achamos certo, confiemos em Deus sem desanimar, que o Santo Espírito de Deus nos ajudará com o Seu dom da Fortaleza!

Senhor Jesus, ajuda-nos a viver na Tua Páscoa eternamente e a não descansar enquanto não conseguirmos que todos os homens e mulheres vivam contigo também.
  

Sem comentários: