quarta-feira, 14 de março de 2018

BELÍSSIMA MENSAGEM DE QUARESMA!


Quando falamos em Quaresma, e estamos atentos ao que nela se diz e faz, encontramos muito que aprender, muito que converter, muito que mudar, muito que crescer, muito que aceitar, muito que compreender!...
Gostei demais destas palavras do Papa Francisco no Ângelus do passado Domingo,  denominado Domingo da Alegria:
«»
Devemos reconhecer os nossos limites, fraquezas e pecados, mas não para desesperar-nos, mas para oferecê-los ao Senhor, que nos cura. Devemos segurá-lo pela mão e seguir em frente.
A alegria e a salvação são o centro do anúncio cristão, pois “quando a situação parece desesperadora” Deus a oferece ao homem, pois não está separado dele, “mas entra na história da humanidade, envolve-se na nossa vida, entra, para animá-la com a sua graça e salvá-la”.
Neste sentido, devemos estar atentos para “escutar este anúncio, rejeitando a tentação de considerar-nos seguros de nós mesmos, de querer deixar de lado Deus, reivindicando uma absoluta liberdade d’Ele e da sua Palavra”.
É preciso ter coragem para “reconhecer-nos por aquilo que somos”, frágeis, limitados. E quando nos deparamos com nossos pecados e fraquezas, “pode acontecer de sermos tomados pela angústia, pela inquietação pelo amanhã, pelo medo da doença e da morte”:
“Isto explica porque muitas pessoas, buscando uma saída, enveredam às vezes por perigosos atalhos, como por exemplo o túnel da droga ou o das superstições ou de desastrosos rituais de magia”.
Nós devemos sim reconhecer os próprios limites e fragilidades mas  “não para nos desesperar, mas para oferecer ao Senhor e Ele nos ajuda no caminho da cura, nos leva pela mão, mas nunca nos deixa sozinhos, nunca. Deus está connosco e por isto me alegro, nos alegramos hoje: «Alegra-te Jerusalém porque Deus está conosco»”.
“Quando somos verdadeiros cristãos”, mesmo diante das tristezas “existe aquela esperança que é uma pequena alegria que cresce e te dá segurança”:
“Nós não devemos nos desencorajar quando vemos os nossos limites, os nossos pecados, as nossas fraquezas: Deus está ali, Jesus está na cruz para nos curar. Este é o amor de Deus. Olhar para o Crucifixo e dizer dentro: «Deus me ama»”.
Deus “é maior do que as fraquezas, infidelidades e pecados. E tomemos o Senhor pela mão, olhemos para o Crucifixo e sigamos em frente”.
«»
A que mais precisaremos de prestar atenção para que a nossa vivência quaresmal seja profícua, encorajadora, forte e fecunda?
Sinceramente… não sei!
O Santo Padre tem uma maneira de dizer e viver que encanta e nos arranca da nossa ignorância religiosa, moral, cristã!
Fico a remoer este maravilhoso texto… a meditar seriamente em tudo quanto me diz!
Que o Senhor lhe dê muita saúde e vida, pois bem precisamos!
O Papa Francisco é uma verdadeira luz para a humanidade que tanto necessita de humildade, graça e misericórdia!
Que Deus no-la conceda!
HN

Sem comentários: