domingo, 18 de março de 2018

VOU TER COM MEU PAI!


Vou ter com meu Pai é uma boa caminhada de Quaresma.
Passámos a vida a encher a boca com Jesus, a tentar imitar Jesus, a tentar seguir Jesus, a fazer tudo para viver ao jeito de Jesus.
Como Jesus é a Palavra do Pai, a Imagem do Pai, o retrato do Pai… como Jesus e o Pai são um… passamos a vida, com Jesus, caminhando ao encontro do Pai… seguros pelas mãos do Pai!
E o Espírito Santo, Amor entre o Pai e o Filho, não se cansa de nos acompanhar e ajudar a encontrar o verdadeiro caminho do Amor que é o único que nos conduz a Deus.
Nesta vida… somos uns permanentes ‘filhos pródigos’ na busca da Casa do Pai.
Cada vez me convenço mais desta realidade! E procuramos a Casa do Pai porque aqui ‘não temos onde reclinar a cabeça’, nunca nos satisfaremos, seremos sempre alguém que busca, que procura ser melhor, mais humano, e por consequência, mais cristão, porque irmanados em Jesus Cristo que foi o maior dos Humanos.
Depois… na nossa caminhada… vamos encontrando lições como esta:
«»
Isaac da Estrela (?-c. 1171), monge cisterciense 
2.º Sermão para a Festa de Todos os Santos §§ 13-20 
«Então, caindo em si, disse: [...] eu aqui a morrer de fome! Vou-me embora, vou ter com meu pai»
«Felizes os que choram, porque serão consolados» (Mt 5,4). Com estas palavras, o Senhor quer fazer-nos compreender que o caminho da alegria são as lágrimas. Pela desolação chega-se à consolação; é perdendo a vida que a encontramos, rejeitando-a que a possuímos, odiando-a que a amamos, desprezando-a que a salvamos (cf Lc 9,23s). Se queres conhecer-te a ti mesmo e superar-te, entra dentro de ti e não te procures fora de ti. [...] Cai em ti, pecador, cai onde existes verdadeiramente: no teu coração. Exteriormente, és um animal, à imagem do mundo [...]; interiormente, és um homem, à imagem de Deus (Gn 1,26), e por isso capaz de ser deificado.
Será por isso, irmãos, que o homem que cai em si se sente distante, como o filho pródigo, numa região diferente, numa terra estrangeira, onde é maltratado, e chora ao lembrar-se de seu pai e da sua pátria? [...] «Adão, onde estás?» (Gn 3,9) Talvez ainda na sombra, para não te veres a ti mesmo: cosendo as folhas da vaidade umas às outras para cobrires a tua vergonha (Gn 3,7), olhando o que está em teu redor e o que é teu, porque os teus olhos são grandes aberturas para tais coisas. Mas olha para dentro de ti, olha para ti: é aí que se encontra o teu maior motivo de vergonha. [...]
É evidente, irmãos: em parte vivemos exteriormente a nós. [...] É por isso que a Sabedoria tem sempre no coração o convite para a casa do luto antes de o fazer para a casa do banquete (Eccl 7,3); ou seja, chama para dentro de si mesmo o homem que estava fora de si próprio, dizendo: «Felizes os que choram»; e também: «Ai de vós, os que agora rides» (Lc 6,25). [...] Meus irmãos, choremos na presença do Senhor: que a sua bondade O leve a perdoar-nos. [...] Felizes os que choram, não porque choram, mas porque serão consolados. As lágrimas são o caminho; a consolação é a bem-aventurança.
«»
‘Felizes os que choram, não porque choram, mas porque serão consolados.’
Com Jesus/Deus que é sempre a nossa consolação! O Seu Espírito Santo o nosso defensor e guia! ‘Vou ter com meu Pai’, o nosso lema! A Quaresma, a imagem do que deve ser a nossa verdadeira caminhada de constante conversão ou mudança, onde… ‘As lágrimas são o caminho; a consolação é a bem-aventurança!’
Que o Senhor nos abençoe e ajude sempre em todos os momentos da vida!
HN

Sem comentários: